Dá para reciclar lâmpada?
Índice
- Dá para reciclar lâmpada?
- Onde colocar as lâmpadas para reciclar?
- Qual o tipo de lâmpada não precisa ser descontaminada?
- Como realizar o descarte correto de uma lâmpada?
- Quando se fala em reciclagem de lâmpadas?
- Como descartar uma lâmpada?
- Como reciclar lâmpadas fluorescentes?
- Qual o tipo de lâmpada que reveste o tubo?
Dá para reciclar lâmpada?
As lâmpadas fluorescentes podem ser recicladas por meio de um sistema a vácuo associado a altas temperaturas, o que permite a separação do mercúrio e dos outros elementos que compõem a lâmpada — como cobre, vidro e alumínio. Dessa forma, é possível reciclar esses materiais separadamente.
Onde colocar as lâmpadas para reciclar?
Encaminhe para um posto de coleta. É possível consultar o mais próximo de você no site da Reciclus ou no eCycle. Lojas de materiais de construção e alguns supermercados costumam receber esse material.
Qual o tipo de lâmpada não precisa ser descontaminada?
Por conterem mercúrio em sua composição, as lâmpadas fluorescentes precisam ser descartadas em coletores especiais. Por essas razões, seu descarte correto é obrigatório por lei (saiba mais aqui) e fabricantes, comerciantes e importadores devem implementar a logística reversa desse material.
Como realizar o descarte correto de uma lâmpada?
A principal maneira de como fazer o descarte de lâmpadas fluorescentes é envolvê-las em uma caixa ou um saco bem resistente a fim de isolar os resíduos ao máximo. Depois, é só levar a um local autorizado, que realize a coleta desse material.
Quando se fala em reciclagem de lâmpadas?
Em primeiro lugar, nunca se falou tanto em reciclagem de lâmpadas como atualmente. Enquanto busca-se cada vez mais o desenvolvimento de dispositivos com alta eficiência energética, surge uma preocupação… Devemos discutir a respeito dos riscos de contaminação do meio ambiente após o fim a vida útil desses dispositivos.
Como descartar uma lâmpada?
As lâmpadas são objetos tão comuns em nosso cotidiano que, muitas vezes, nem prestamos muita atenção nelas. Porém, quando uma delas queima ou quebra (o que é bem perigoso e explicaremos mais adiante), talvez você não se lembre de descartá-la corretamente.
Como reciclar lâmpadas fluorescentes?
A reciclagem de lâmpadas é o caminho mais seguro para tratar os elementos químicos perigosos presentes principalmente nas lâmpadas fluorescentes. Para que estes possam ser utilizados como matéria prima na fabricação de outros produtos.
Qual o tipo de lâmpada que reveste o tubo?
Já os terminais da lâmpada são de alumínio ou plástico, enquanto os eletrodos são de tungstênio, níquel, cobre ou ferro. A camada branca que reveste o tubo, é geralmente um clorofluorfosfato de cálcio, com antimônio e manganês (1 a 2%). Uma lâmpada padrão de 40 watts possui cerca de 4 a 6 gramas de poeira fosforosa.