Como pagar o INSS facultativo atrasado?

Índice

Como pagar o INSS facultativo atrasado?

Como pagar o INSS facultativo atrasado?

Os segurados facultativos só podem pagar o INSS em atraso se a guia de recolhimento não estiver atrasada em mais de 6 meses. Nesse caso, o pagamento pode ser feito pela própria internet, no site da Receita Federal. O site é bastante intuitivo.

Pode pagar facultativo atrasado?

O Contribuinte Facultativo Quem contribuir como facultativo pode pagar atrasado se a guia não estiver atrasada mais de 6 meses. Nestes casos, o cálculo do INSS em atraso pode ser feito pela internet neste link da Receita Federal.

É possível recolher INSS facultativo retroativo?

É possível, sim, recolher INSS facultativo retroativo, porém, deve ser feito no período de até 6 meses. Entretanto, se passou mais de 6 meses, você poderá pagar a contribuição retroativa ao INSS como contribuinte individual, desde que comprove que exerceu a atividade.

Sou Mei posso pagar INSS atrasado?

Sim, MEI pode (e na verdade deve) contribuir em atraso, visto que a contribuição é de caráter obrigatório. No entanto, dependendo da situação, as contribuições pagas em atraso não consideram-se para efeito de carência, impedindo a concessão de alguns benefícios do INSS.

Posso recolher contribuições em atraso para o INSS?

A resposta para a pergunta é SIM! Você pode recolher contribuições em atraso para o INSS e desta forma completar o tempo de contribuição que falta para se aposentar.

Quem pode recolher contribuições facultativas no INSS?

Se não fizer isso poderá pagar o próximo mês, sendo que o primeiro recolhimento só poderá ser feito sem atraso. Saiba mais sobre o contribuinte facultativo neste artigo: Quem pode se enquadrar como contribuinte facultativo no INSS. O contribuinte facultativo só pode recolher contribuições em atraso se observar a seguinte regra:

Como recolher contribuições em atraso?

O contribuinte facultativo só pode recolher contribuições em atraso se observar a seguinte regra: - A parcela em atraso se refere a competência, ou competências, que não ultrapassem seis meses da última mensalidade paga sem atraso e como contribuinte facultativo.

Como o facultativo pode pagar em atraso a primeira parcela?

"O facultativo não pode pagar em atraso a primeira parcela, mas as demais podem ser com atraso de até 6 meses", explica a advogada Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.

Postagens relacionadas: