Como recolher as custas processuais no PJe?

Índice

Como recolher as custas processuais no PJe?

Como recolher as custas processuais no PJe?

Por meio do novo sistema, os advogados devem, primeiro, cadastrar os dados do processo no PJe e protocolá-lo. Em seguida, acessar o Sicajud, disponível inclusive no próprio PJe. Depois, gerar a guia de custas iniciais e a taxa judiciária e efetuar o pagamento, que só poderá ser feito no Banco do Brasil.

Como recolher as custas processuais Tjdft?

As guias podem ser pagas por meio da internet, nas agências bancárias ou nos terminais de autoatendimento de qualquer instituição financeira bem como nos correspondentes bancários, como lotéricas e correios.

Como recolher custas PJE TJMG?

Acesso às guias de recolhimento de custas

  1. Acesse o portal do TJMG (www.tjmg.jus.com.br);
  2. Clique em “Emitir Guia de Recolhimento de Custas e Taxas Judiciárias (GRCTJ)”;
  3. Selecione “Eletrônico PJE” no campo “Tipo de Processo”;

Como calcular as custas processuais?

Como calcular as custas processuais segundo o Novo CPC e descrevê-las claramente aos clientes do seu escritório de advocacia. Assim como toda causa possui um valor, todo processo possui uma custa.

Qual o sistema de recolhimento de custas processuais?

O Direito brasileiro ainda não conta com um sistema único de recolhimento de custas processuais. Portanto, é preciso estar atento ao órgão competente para processamento. Tanto a Justiça Federal quanto os Tribunais Superiores utilizam a Guia de Recolhimento da União (GRU). O advogado, então, deve emiti-la, gerando um boleto.

Qual o montante das custas processuais?

O montante das custas processuais vai depender da competência do julgamento da causa. Isso porque, cada órgão, dependendo do estado, apresenta diferentes normas para esse cálculo. Então, é necessário identificar o local de processamento e procurar no site do tribunal específico o valor de cada procedimento.

Quais são os valores das custas processuais?

Também podem ser encontradas tabelas com os valores das custas processuais que oferecem um norte quanto à contabilização feita pelo advogado. Por exemplo os site do TJSP, TRF4 ou TJRS possuem páginas específicas sobre o recolhimento de custas. Na dúvida é possível buscar maiores informações junto ao Tribunal.

Postagens relacionadas: