Quais são as disfunções temporomandibulares?
Índice
- Quais são as disfunções temporomandibulares?
- Quais são os três sinais e sintomas de disfunção temporomandibular?
- Quais são as DTMS?
- Qual é a principal dificuldade no diagnóstico das disfunções temporomandibulares?
- O que é disfunção temporal?
- Qual a classificação da articulação temporomandibular?
- Qual a queixa mais comum encontrada nas DTMS musculares?
- Quais os sinais e sintomas das disfunções articulares?
- Quais são os requisitos para reconhecer o vínculo empregatício?
- Como se caracteriza o vínculo empregatício?
- Qual a rotina do vínculo empregatício?
- Qual a competência para julgar o vínculo empregatício?
Quais são as disfunções temporomandibulares?
Ouça em voz altaPausarAs Disfunções temporomandibulares (DTM, também conhecidas como ATM) podem ser definidas como um grupo de alterações ou problemas nas articulações que ligam o maxilar (parte superior do crânio, no qual ficam localizados os 'dentes de cima') à mandíbula (parte inferior e móvel do crânio).
Quais são os três sinais e sintomas de disfunção temporomandibular?
Ouça em voz altaPausarOs principais sinais e sintomas relacionados à DTM são: dor intra-articular, espasmo muscular, dor ao fechar a mandíbula; crepitação, dor ou zumbido no ouvido; dor irradiada no pescoço; dor de cabeça; sensação de tamponamento no ouvido15. A dor de cabeça é um dos sintomas mais relatados pelos pacientes7.
Quais são as DTMS?
Ouça em voz altaPausarExistem três tipos principais de DTM: a muscular, que ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão; a articular, que pode se dar tanto por uma sobrecarga da articulação quanto por traumas ou até doenças degenerativas, como osteoartrose e artrite reumatoide; e a mista, aquela que une os ...
Qual é a principal dificuldade no diagnóstico das disfunções temporomandibulares?
Ouça em voz altaPausarA dor é a principal queixa, e o acometimento mais comum para a busca de tratamento. Sintomas como fadiga muscular, dificuldade de abertura, zumbido entre outros, podem estar associados a outras comorbidades como o distúrbio de sono e cefaléia.
O que é disfunção temporal?
Ouça em voz altaPausarAs disfunções temporomandibulares são um grupo de condições que podem causar dor, dificuldade de abrir ou fechar a boca, zumbidos e podem ser decorrentes de problemas musculares, articulares ou como consequência de doenças sistêmicas.
Qual a classificação da articulação temporomandibular?
Ouça em voz altaPausarA ATM é estruturalmente classificada como sinovial do tipo bicondilar, formada pela junção do côndilo mandibular com a fossa manipular do osso temporal. Entre esses dois ossos existe o disco articular, incorretamente chamado de menisco, formado por fibro-cartilagem não contendo vasos sangüíneos e nem fibras nervosas.
Qual a queixa mais comum encontrada nas DTMS musculares?
Ouça em voz altaPausarMontal e Guimarães28, avaliando 121 pacientes com DTM, encontraram que a cefaléia foi relatada como queixa principal por 82,2% dos participantes, seguida de dor na região mandibular (68,0%) e otalgia (62,3%).
Quais os sinais e sintomas das disfunções articulares?
Ouça em voz altaPausarDentre os sinais e sintomas referidos por portadores de DTM, estão as limitações dos movimentos articulares, a dor orofacial, a presença de ruídos – estalidos e/ou crepitações – ao movimentar a articulação, os zumbidos no ouvido, as vertigens e a má oclusão 2.
Quais são os requisitos para reconhecer o vínculo empregatício?
Quais são os requisitos para reconhecer o vínculo empregatício? Os direitos trabalhistas, previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), são aplicáveis sempre que se configura o vínculo empregatício — mesmo quando o empregador se recusa a assinar a CTPS.
Como se caracteriza o vínculo empregatício?
Isto quer dizer, muito basicamente, que o vínculo empregatício se caracteriza quando uma pessoa física presta serviços a uma empresa ou pessoa jurídica de forma regular e recebe um salário em troca.
Qual a rotina do vínculo empregatício?
Basta haver uma regularidade, que pode ser semanal, por exemplo. Portanto, o que caracteriza o vínculo empregatício não são quantos dias, e sim a continuidade. Porém, o mais comum de se encontrar é a rotina diária de 40 horas semanais. 2. Subordinação.
Qual a competência para julgar o vínculo empregatício?
Nos casos de problemas com as demais formas de prestação de serviço, a competência para julgar o processo é da Justiça Comum, não se aplicando as regras da CLT. Quais requisitos evidenciam o vínculo empregatício? Os requisitos para configurar o vínculo empregatício estão previstos no art. 3º da CLT.