Como podemos identificar um aminoácido?

Índice

Como podemos identificar um aminoácido?

Como podemos identificar um aminoácido?

Os aminoácidos são uma classe de moléculas que apresentam uma estrutura em comum....Todos eles possuem um carbono assimétrico chamado de carbono alfa, o qual detém quatro ligantes distintos:

  1. grupo amino;
  2. grupo carboxila;
  3. átomo de hidrogênio; e.
  4. um grupo variável (representado por R).

Qual é a fórmula geral de um aminoácido?

Aminoácidos → ácidos carboxílicos com um grupo amino; Mais comuns na natureza → alfa-aminoácidos; Fórmula molecular geral → RCH(NH2)COOH; Função amino localizada no carbono C2 ou carbono-alfa; Radical (grupo R) pode ser uma alquila ou arila; Pode conter grupamentos hidroxila, amino, øol, entre outros.

Quais são as principais formas de classificar um aminoácido?

Classificação dos aminoácidos

  • Aminoácidos com cadeias laterais apolares;
  • Aminoácidos com cadeias laterais polares;
  • Aminoácidos ácidos (aminoácidos que possuem cadeias laterais com carga negativa devido à presença de grupos carboxila);
  • Aminoácidos básicos (aminoácidos que possuem o grupo amino nas cadeias laterais).

Como se unem os aminoácidos?

Os aminoácidos se unem por meio de ligações peptídicas, as quais se formam entre o grupo carboxila de um aminoácido e o grupo amino de outro. Essas ligações permitem a formação de cadeias de aminoácidos, que recebem o nome de peptídeos.

Por que o aminoácido não é capaz de quase nada?

Nessa forma, ele não é capaz de quase nada, por isso são necessários muitos aminoácidos para que suas funções sejam realizadas. Os aminoácidos começam a realizar ligações peptídicas entre seus radicais, assim eles modificam sua estrutura e começam a produzir as proteínas, hemácias e demais estruturas citadas.

Qual o nome recebido pelos aminoácidos?

Outro nome recebido pelos aminoácidos é monopeptídeos. Ou seja, um aminoácido normal e solitário como foi mostrado nas imagens ao longo do texto. Nessa forma, ele não é capaz de quase nada, por isso são necessários muitos aminoácidos para que suas funções sejam realizadas.

Quais são os aminoácidos essenciais ocasionais?

Existem ainda os aminoácidos essenciais ocasionais, o que significa que são produzidos por organismos saudáveis, mas em determinadas situações de patologias, nosso corpo pode não produzi-los. São eles: cisteína, glicina, prolina e tirosina. Os aminoácidos podem ainda sofrer outras divisões, segundo o “R” de cada um deles:

Postagens relacionadas: