Quais os principais efeitos colaterais dos quimioterápicos na cavidade bucal?

Índice

Quais os principais efeitos colaterais dos quimioterápicos na cavidade bucal?

Quais os principais efeitos colaterais dos quimioterápicos na cavidade bucal?

Dentre as complicações orais encontram-se a mucosite, xerostomia, disgeusia, as infecções fúngicas, bacterianas e virais, as cáries de radiação, trismo, osteorradionecrose, neurotoxicidade, e, em pacientes pediátricos, o comprometimento da formação óssea, muscular e dentária.

Quais as complicações relacionadas ao tratamento oncológico podemos encontrar na região bucal?

Na literatura, cerca de 40% dos pacientes oncológicos submetidos ao tratamento quimioterápico apresentam complicações orais decorrentes de estomatotoxicidade direta ou indireta, como mucosite, xerostomia e infecções fúngicas ou virais1.

Quais os sinais e sintomas frequentes na cavidade bucal de um paciente oncológico?

Entre os efeitos colaterais mais frequentes na cavidade oral de pacientes submetidos a tratamento antineoplásico, estão a mucosite, xerostomia, osteorradionecrose, diminuição na sensação do paladar, trismo, infecções oportunistas e cáries de radiação (7).

Qual o efeito colaterais da quimioterapia?

A quimioterapia é um dos tratamentos mais conhecidos para o manejo de alguns tipos de neoplasias. E os efeitos colaterais da quimioterapia que todos conhecem é a queda de cabelo, náuseas e/ou vômitos. Mas há outros que podem surgir (que listamos abaixo) e causar incômodo.

Como aliviar os efeitos da quimioterapia?

A medida para aliviar os efeitos é reduzir a dose de quimioterapia ou interromper o tratamento temporariamente. Fisioterapia, terapias complementares (como massagem e acupuntura) e medicamentos completam as alternativas existentes para abrandar a NPIQ. A falta de apetite é um efeito colateral conhecido da quimioterapia.

Quais os efeitos da quimioterapia no sistema nervoso?

Tontura, tremores, problemas de memória e depressão são alguns dos efeitos da quimioterapia no sistema nervoso.

Qual a função da enfermagem na quimioterapia?

ENFERMAGEM NA QUIMIOTERAPIA. Sabe-se que o profissional de enfermagem é, na área de saúde, aquele que permanece mais tempo junto ao paciente oncológico. Pelas próprias características de sua atuação, este tem, durante suas atividades cotidianas, como contribuir para auxiliar durante o tratamento, proporcionando conforto através da assistência, ...

Postagens relacionadas: