Como diminuir os efeitos da radioterapia?

Índice

Como diminuir os efeitos da radioterapia?

Como diminuir os efeitos da radioterapia?

As reações normalmente começam a partir da segunda ou terceira semana de tratamento e podem durar várias semanas após a última sessão. O segredo para amenizar os efeitos é manter a pele hidratada, mas não se engane: não é no banho que a hidratação deve ser feita.

Como amenizar os efeitos da radioterapia na garganta?

Como combater a Dor na boca ou na garganta Deve-se optar por manter a boca sempre bem hidratada, por isso é recomendado beber cerca de 2 litros de água ou de chá, por dia e preferir alimentos moles como banana, melancia, purê de legumes, macarrão, mingau e ovos.

Quanto tempo fica a radioterapia no corpo?

Quanto tempo dura uma sessão de radioterapia? Embora o número de tratamentos administrados varia dependendo do tipo de tumor, estado de saúde geral do paciente e da técnica de radiação utilizada, os tratamentos são normalmente realizados cinco dias por semana durante seis a sete semanas.

Quais os efeitos colaterais da radioterapia na garganta?

A radioterapia da boca e garganta pode provocar vários efeitos colaterais, como:

  • Alterações na pele, tipo queimadura solar, que diminuem lentamente.
  • Rouquidão.
  • Perda do paladar.
  • Vermelhidão e irritação da boca e da garganta.

Como tratar mucosite na garganta?

Em geral, o tratamento da mucosite é realizado com a prescrição de analgésicos e anestésicos locais, medicamentos alcalinizantes como hidróxido de alumínio, bicarbonato de sódio. Quando há alguma infecção associada, é recomendado o uso de antifúngicos e antivirais.

Qual a intensidade dos efeitos da radioterapia?

Por isso, e necessário realização de consulta semanalmente para acompanhamento e revisão do tratamento. A intensidade dos efeitos da radioterapia depende da dose do tratamento, da parte do corpo tratada, da extensão da área irradiada, do tipo de radiação e do aparelho utilizado.

Quanto tempo dura o tratamento da radioterapia?

Com as técnicas de tratamento atuais os efeitos colaterais severos são muito raros. A maioria dos efeitos colaterais causados pela radioterapia dura apenas alguns dias ou semanas após o término do tratamento. Entretanto, alguns, como os sintomas de fadiga ou perda de cabelo, podem durar alguns meses.

Qual o papel da radioterapia no tratamento do câncer?

Quando bem indicada, a radioterapia pode sim ter papel curativo no tratamento do câncer, ser empregada com sucesso no controle da doença ou mesmo na gestão de sintomas em metástases ósseas, por exemplo. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas, pois é um tratamento oncológico cercado de estigma e desinformação.

Como funciona a radioterapia interna?

Radioterapia interna – t ambém chamada por braquiterapia, ela trata com feixes de radiação a curta distância. Neste caso, o material radioativo é colocado próximo à lesão tumoral, por meio de alguns instrumentos específicos, como o implante radioativo ou uma solução líquida por meio de injeção intravenosa.

Postagens relacionadas: