Quando deve ser usada uma pipeta volumétrica e uma graduada?
Índice
- Quando deve ser usada uma pipeta volumétrica e uma graduada?
- Por que devemos pipetar com o auxílio de pêra ou pipetador?
- Qual pipeta é a mais indicada para pegar um volume de 2 ml?
- Qual é a função da pipeta?
- Qual a calibração da pipeta?
- Como fazer o enchimento da pipeta?
- Qual a capacidade de uma pipeta volumétrica?
- Quais são as referências?
Quando deve ser usada uma pipeta volumétrica e uma graduada?
As pipetas classificadas como graduadas possuem uma escala para medir volumes variáveis; as volumétricas possuem apenas um traço final, para indicar um volume fixo e final, sendo suas medições mais rigorosas. Para sua utilização é necessário uma pró-pipeta ou pompete, um pipet-aid ou um macro-filler.
Por que devemos pipetar com o auxílio de pêra ou pipetador?
A pera de sucção é um material muito importante, pois permite que o químico não precise colocar a boca na pipeta para succionar o líquido, evitando intoxicações. De acordo Constantino (2004, p. 31) nunca se deve pipetar líquidos cáusticos ou tóxicos diretamente com a boca.
Qual pipeta é a mais indicada para pegar um volume de 2 ml?
O volume a ser transferido deve estar dentro da faixa de volume recomendada para a pipeta. Por exemplo, para transferir 2,48 µL, a pipeta mais adequada é a P-10, já que este volume está dentro da faixa de precisão para esta pipeta.
Qual é a função da pipeta?
As pipetas são instrumentos para transferência de líquidos que permitem medir o volume a ser transferido. Existem pipetas para diversos volumes, desde as pipetas sorológicas e volumétricas até as micropipetas.
Qual a calibração da pipeta?
Calibração é o processo pelo qual a precisão da pipeta é estabelecida. É o grau de correspondência entre o valor que o instrumento indica que está transferindo e o valor realmente transferido. O material volumétrico é calibrado para transferir um determinado volume a uma certa temperatura, que normalmente é padronizada a 20 ° C.
Como fazer o enchimento da pipeta?
O enchimento da pipeta deve ser feito com uma pipeta e nunca com aspiração oral. Esses tipos de pipetas não são de sopro ou de sopro, como é conhecido em inglês. Portanto, sob nenhuma circunstância o líquido restante na ponta da pipeta pode ser soprado após ser esvaziado.
Qual a capacidade de uma pipeta volumétrica?
Por exemplo, se for usada uma pipeta volumétrica que indica escrita no vidro com capacidade para 20 ml e com uma única capacidade acima da protuberância, significa que até essa marca a pipeta deve ser preenchida para que, uma vez completamente esvaziada na recipiente a ser transferido, o volume transferido é exatamente de 20 ml.
Quais são as referências?
Portanto, referências remetem a um conjunto de elementos que identificam todas as obras utilizadas e citadas na elaboração do trabalho como um todo, no corpo do texto, nas fontes de ilustrações, tabelas, e aquelas pontuadas em notas de rodapé.