Porque registrar patente?

Porque registrar patente?
Registrar sua invenção por meio de patente é importante para ter seu produto protegido de cópias e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das atividades tecnológicas no Brasil.
O que não pode ser registrado como patente?
O que não pode ser patenteado?
- Descobertas, teorias científicas e conceitos abstratos;
- Metodologias matemáticas;
- Métodos (de ensino, comércio, apresentação etc.);
- Obras arquitetônicas, artísticas, literárias e estéticas;
- Regras de jogos;
- Parte completa ou parcial de um ser vivo encontrado em laboratório ou na natureza;
Qual o tempo médio para registrar uma patente no Brasil?
INPI: tempo médio para registrar patente no Brasil é de 5,8 anos. Não é fácil ser um inventor reconhecido no Brasil. Para conseguir o registro de uma patente, já foram necessários, nos casos mais extremos, 14 anos. Hoje, apesar de o tempo médio estar em 5,8 anos, ainda é o país do atraso.
Como registrar uma patente?
Como registrar uma patente: passo a passo 1 – Busca de patentes. Antes de submeter seu pedido, você precisa realizar uma busca para descobrir se a sua invenção ou algo similar a ela já foi registrado por outra pessoa.
Qual a patente de invenção?
A invenção de uma nova tecnologia, seja para produto ou processo, faz jus a uma patente. A patente também vale para melhorias no uso ou fabricação de objetos de uso prático, como utensílios e ferramentas. Nesse sentido, dependendo da invenção, é aplicável uma Patente de Invenção (PI) ou Patente de Modelo de Utilidade (MU).
Como consultar as patentes europeias?
NOTA: No que respeita a patentes europeias, recomenda-se também a consulta da base de dados Espacenet que contém informação completa e permanentemente atualizada.