Como as plantas medicinais agem no organismo?
Índice
- Como as plantas medicinais agem no organismo?
- Quais os chás que os índios tomam?
- Quando uma planta é considerada medicinal?
- Quais os problemas mais frequentes na análise de plantas medicinais?
- Quais os benefícios e malefícios que as plantas medicinais podem trazer?
- Como as plantas medicinais podem ser classificadas?
- O que os índios usavam como remédio?
- Qual a diferença de planta medicinais e fitoterápicos?
- Por que os chás não são considerados medicamentos fitoterápicos?
Como as plantas medicinais agem no organismo?
As substâncias encontradas nas plantas que permitem a cura ou tratamento de doenças variam de espécie para espécie e normalmente estão relacionadas com a defesa da planta e com a atração de polinizadores. Essas substâncias, quando possuem ação farmacológica, dão à planta a classificação de medicinal.
Quais os chás que os índios tomam?
Capim-santo, boldo, jambu, limão, alho usados no chá.
Quando uma planta é considerada medicinal?
Fábio Markendorf – Plantas medicinais são aquelas plantas cuja composição contém princípios ativos capazes de aliviar ou curar enfermidades e têm tradição de uso como remédio em uma população ou comunidade.
Quais os problemas mais frequentes na análise de plantas medicinais?
Plantas medicinais, nativas ou cultivadas, podem ser atacadas por parasitas como ácaros, nematóides e fungos, como oídio e míldio, entre outros (MICHELE, 1996). As doenças fúngicas destacam-se entre os fatores que mais prejudicam a produção de plantas medicinais.
Quais os benefícios e malefícios que as plantas medicinais podem trazer?
As plantas medicinais são utilizadas a fim de curar diversos problemas de saúde, entretanto algumas podem provocar reações desagradáveis. Frequentemente utilizamos algumas plantas medicinais para tratamento de sintomas simples, como cólicas, dores de cabeça e até mesmo ressaca.
Como as plantas medicinais podem ser classificadas?
As plantas medicinais podem ser classificadas por categorias, de acordo com sua ação sobre o organismo: estimulantes, plantas medicinais de uso caseiro calmantes, emolientes, fortificantes, de ação coagulante, diuréticas, sudoríferas, hipotensoras, de função reguladora intestinal, colagogas, depurativas, ...
O que os índios usavam como remédio?
Na América do Sul, os índios já usavam extrato da casca de cinchona para combater os sintomas. Funcionava. A ponto de jesuítas levarem mudas da planta à Europa. E depois, no século 18, dois químicos franceses, Joseph Pelletier e Joseph Caventou, isolaram a quinina, presente na cinchona.
Qual a diferença de planta medicinais e fitoterápicos?
Para usá-las, é preciso conhecer a planta e saber onde colhê-la e como prepará-la. Normalmente, são utilizadas na forma de chás e infusões. Quando a planta medicinal é industrializada para se obter um medicamento, tem-se como resultado o fitoterápico.
Por que os chás não são considerados medicamentos fitoterápicos?
No Brasil os chás não são considerados fitoterápicos, são enquadrados como alimentos. Qual a vantagem de utilizar um fitoterápico ao invés da planta medicinal? O processo de fabricação do fitoterápico evita contaminação por microrganismos, agrotóxicos e substâncias estranhas.