Como funciona a rastreabilidade de medicamentos?
Índice
- Como funciona a rastreabilidade de medicamentos?
- O que é fracionamento de matéria-prima no contexto de manipulação de medicamentos?
- O que é o processo de rastreabilidade?
- O que é a rastreabilidade de ponta a ponta?
- Qual a importância do lote dos medicamentos?
- Como envasar e rotular o medicamento?
- Como fazer o fracionamento de medicamentos?
- Qual o prazo para a rastreabilidade de medicamentos?
- Como ocorre o processo de rastreamento dos medicamentos?
- Qual o código de barras utilizado para rastreabilidade de medicamentos?
- Qual a origem do Sistema Nacional de controle de medicamentos?
Como funciona a rastreabilidade de medicamentos?
A rastreabilidade de medicamentos pode ser entendida como o conjunto de processos, sistemas, procedimentos e mecanismos que mapeiam e geram um histórico de cada posição do medicamento, da sua origem até o consumidor final.
O que é fracionamento de matéria-prima no contexto de manipulação de medicamentos?
Fracionamento: procedimento que integra a dispensação de medicamentos na forma fracionada efetuado sob a supervisão e responsabilidade de profissional farmacêutico habilitado, para atender à prescrição ou ao tratamento correspondente nos casos de medicamentos isentos de prescrição, caracterizado pela subdivisão de um ...
O que é o processo de rastreabilidade?
Rastreabilidade é o acompanhamento de todo o percurso de uma matéria-prima, desde a sua origem até o uso no produto final. O sistema de rastreabilidade pode ser aplicado a muitos produtos dentro da cadeia de suprimentos, servindo para manter os padrões de controle de qualidade.
O que é a rastreabilidade de ponta a ponta?
A rastreabilidade de ponta a ponta é a capacidade de rastrear e controlar informações sobre matérias-primas e todo seu processo ao longo da cadeia de suprimentos, até o consumidor final.
Qual a importância do lote dos medicamentos?
O sistema de gestão permite verificar os vencimentos de cada item do estoque, para que sejam usados os insumos dos lotes que têm a validade mais curta. A partir de alertas específicos, esse controle evita a perda de suprimentos vencidos e a utilização inadequada de medicamentos fora do prazo de validade em pacientes.
Como envasar e rotular o medicamento?
Então, confira os pontos:
- a) nome do prescritor;
- b) nome do paciente;
- c) número de registro da formulação no Livro de Receituário;
- d) data da manipulação;
- e) prazo de validade;
- f) componentes da formulação com respectivas quantidades;
- g) número de unidades;
- h) peso ou volume contidos;
Como fazer o fracionamento de medicamentos?
O fracionamento abrangido pela RDC nº 80, de 2006, deve ser realizado por farmácias e drogarias a partir de embalagens especificamente desenvolvidas para esse fim. Os medicamentos sujeitos ao controle especial de que trata a Portaria nº 344, de , e suas atualizações, não podem ser fracionados.
Qual o prazo para a rastreabilidade de medicamentos?
Como você pôde ver, a rastreabilidade de medicamentos demanda o uso de códigos diferentes e o investimento em tecnologia. Apesar de a lei ainda estar em fase de adoção cujo prazo oficial é até 2022, as empresas envolvidas com a área da saúde já precisam movimentar-se para começar a implantar as mudanças.
Como ocorre o processo de rastreamento dos medicamentos?
Como ocorre o processo de rastreamento dos medicamentos? A rastreabilidade é feita por meio de uma série de fatores, como coleta dos dados gravados no código GS1 DataMatrix, o armazenamento e o compartilhamento dos desses dados de forma eletrônica — em todo o território nacional.
Qual o código de barras utilizado para rastreabilidade de medicamentos?
O código de barras utilizado para rastreabilidade de medicamentos é o GS1 DataMatrix, utilizado em larga escala no setor da saúde global. Conheça mais sobre ele no tópico a seguir. Trata-se de um código bidimensional padronizado pela GS1 Brasil e que faz parte da RDC da ANVISA para rastreabilidade de medicamentos.
Qual a origem do Sistema Nacional de controle de medicamentos?
A LEI Nº 13.410, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2016., de 14 de janeiro de 2009, determinou a criação do chamado Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) que, basicamente, visa implementar e regulamentar a rastreabilidade de medicamentos em diversos pontos da cadeia de abastecimento.