Como registrar menor aprendiz na carteira?
Índice
- Como registrar menor aprendiz na carteira?
- Como contratar um menor aprendiz 2020?
- Quais as vantagens dos jovens no mercado de trabalho?
- Quais são as regras para contratar um menor aprendiz?
- Como deve ser matriculado o menor aprendiz?
- Qual a remuneração do Menor Aprendiz?
- Qual a jornada de trabalho do Menor Aprendiz?
Como registrar menor aprendiz na carteira?
A contratação é por meio do regime CLT, ou seja, com registro na carteira de trabalho. O salário varia muito de empresa para empresa, todavia, de acordo com à Lei essa remuneração deve ser, no mínimo, de R$ 855,00.
Como contratar um menor aprendiz 2020?
No entanto, para participar do programa, ele deve respeitar algumas determinações:
- precisa ter idade entre 14 e 24 anos, cabendo à empresa delimitar a idade mínima e máxima aceitas dentro desse intervalo;
- deve estar matriculado na educação básica ou ter concluído o ensino médio;
Quais as vantagens dos jovens no mercado de trabalho?
“Não é apenas crescimento profissional, terá o pessoal também. Ele poderá aprender novas tarefas, mas também aprender mais sobre o convívio social, fará novos amigos e, assim, se desenvolverá melhor para ter um futuro cheio de conquistas”, ressalta.
Quais são as regras para contratar um menor aprendiz?
Regras para contratar um menor aprendiz: quais são? Com o objetivo de capacitar tecnicamente e estimular a formação de profissionais capazes, existe o programa de menor aprendiz direcionado aos jovens do país. A ideia do projeto é realizar parcerias com empresas de grande e médio porte para que elas contratem esses jovens.
Como deve ser matriculado o menor aprendiz?
Como vimos, o menor aprendiz deve ser matriculado pela empresa em uma instituição qualificadora, que participará da sua formação profissional. O local será especializado nesse tipo de capacitação, além de oferecer um curso compatível com aquilo que a companhia pretende desenvolver.
Qual a remuneração do Menor Aprendiz?
Não pode haver também prorrogação ou compensação de jornada. A remuneração do menor aprendiz funciona de acordo com a hora do salário mínimo. Além disso, estão inclusos fatores como recolhimento do INSS, do FGTS (apenas 2%) e o 13° salário. O menor aprendiz tem direito a férias remuneradas, sendo que elas devem coincidir com as escolares.
Qual a jornada de trabalho do Menor Aprendiz?
Além disso, é proibido que o jovem trabalhe em locais que prejudiquem sua formação física, psíquica e moral, e também em horários que o impossibilitem de frequentar a escola. A lei determina que a jornada de trabalho do menor aprendiz não ultrapasse 6 horas diárias, que resultam em 30 horas semanais.