Como saber o beta de uma ação?

Índice

Como saber o beta de uma ação?

Como saber o beta de uma ação?

O seu cálculo pode ser realizado por meio da seguinte equação: Beta = Covariância (Rm,Ri) / Variância (Rm). Dessa maneira, para calcular o indicador Beta, é preciso dividir a covariância do retorno da carteira (Ri) com o retorno do índice de mercado (Rm). O valor deve, então, ser dividido pela variância do mercado.

Qual o nível de risco de um ativo cujo beta é igual a 1?

Resultado: β = 1: entende-se que a ação possui a mesma taxa de variação que o índice em comparação. Assim, um ativo que tenha beta igual a 1, terá risco igual ao benchmark – logo, é considerada neutra; Resultado: β > 1: a ação apresenta mais mudanças em comparação ao mercado geral – logo, é vista como agressiva.

Como interpretar o coeficiente beta?

Um valor de beta inferior a 1 significa que o papel é, teoricamente, menos volátil do que o mercado. Incluir essa ação em uma carteira torna menos arriscado do que a mesma carteira sem a ação. Um beta maior que 1 indica que o papel é, teoricamente, mais volátil do que o mercado.

Como calcular o beta desalavancado?

A fórmula para esse cálculo é seguinte: BA = BD * (1 + (1 - T) * (D/E), onde BA é o beta alavancado, BD é o beta desalavancado, T é a alíquota de tributos que incidem sobre a renda, D são as dívidas e E é o patrimônio líquido.

Para que serve o Beta de uma ação?

O índice beta mede a sensibilidade de uma ação em relação às variações do mercado. Nesse sentido, ele é uma medida de risco, ou seja, do risco daquela ação ou portfólio em relação ao mercado de um modo geral.

Quando o Beta é menor que 1?

Ações com Beta igual a 1 (neutro): seus preços sofrem as mesmas oscilações que o mercado em geral; Ações com Beta menor que 1 (defensivo): possuem menor volatilidade que o mercado, logo, o risco é menor.

Quando o Beta é igual a 1 um?

Ações com um beta igual a 1 têm preços que flutuam no mesmo ritmo que a média do mercado. Ações com um beta menor que 1 têm preços menos voláteis que o mercado e são menos arriscadas.

Quando o coeficiente Beta é igual a 1 00 o risco da carteira de ativos é igual ao risco de mercado?

Risco do Ativo = Risco de Mercado. Ou seja, o ativo de movimenta da mesma forma que o mercado. É considerado o risco do mercado. Essa posição é neutra em relação ao risco de mercado. Assim, um ativo que tenha Beta igual a 1, terá risco igual ao benchmark.

Postagens relacionadas: