Como interpretar desenhos na psicologia?

Índice

Como interpretar desenhos na psicologia?

Como interpretar desenhos na psicologia?

Formas de interpretar

  1. Marrom: planejamento e segurança;
  2. Preto: inconsciente;
  3. Azul: tranquilidade;
  4. Verde: maturidade, intuição e sensibilidade;
  5. Amarelo: alegria, curiosidade;
  6. Laranja: necessidade em ter contato social.
  7. Vermelho: ardor, o que é ativo ou forte.

O que avaliar em um desenho?

Estes critérios de avaliação são importantes para você ter como referência quando estiver desenhando.

  1. Enquadramento no papel - O tamanho do desenho em relação ao papel deve ser apropriado. ...
  2. Linha do Horizonte - Todo desenho deve ter uma linha do horizonte pensada ou aparente.

Como interpretar o desenho da família?

Como regra geral, a ordem que a criança segue ao desenhar membros de sua família indica a importância que cada pessoa tem para ela. Quase sempre, a figura que ela primeiro pinta é aquela que ela mais se identifica e com quem se sente mais segura e amada.

Como ler um desenho infantil?

A parte inferior do papel nos informa sobre as necessidades físicas e materiais que pode ter a criança. O lado esquerdo indica pensamentos que giram em torno ao passado, enquanto o lado direito, ao futuro. Se o desenho se situa no centro do papel, representa o momento atual.

Como analisar o desenho de uma árvore?

Se os galhos forem muito pontudos ou com linhas muito retas, é provável que oculte uma tendência a ser agressivo e / ou impulsivo. Quando a copa é muito pequena, pode indicar timidez, introversão e retraimento. Se a criança acrescenta frutos à árvore, geralmente indica uma personalidade sociável e generosa.

O que significa desenhar folhas?

Um grande desenho no centro da folha significa: "o centro do mundo sou eu e o resto são meus companheiros". Elementos suaves e curvas dizem: "sou uma pessoa amável e amo todo mundo!".

Como avaliar um bom desenho?

Saber ilustrar bem, com certeza é um ótimo indicio de boas noções de desenho, principalmente se levarmos em consideração elementos como simetria e proporção.

Como avaliar a criança através do desenho?

Passa a olhar o que faz, começa a controlar o tamanho, a forma e a localização do desenho no papel. Descobre que pode variar as cores. Começa a fechar suas figuras em formas circulares ou espirais. Perto dos três anos, começa a segurar o lápis como adulto.

Qual o objetivo de desenhar a família?

Fortalecer a qualidade dos laços afetivos. Saber como eles veem e como sentem as relações familiares. Identificar possíveis conflitos com alguns membros da família. Avaliar o amadurecimento emocional e psicológico da criança ou adolescente.

Como interpretar as cores nos desenhos das crianças?

Como agir: Elogie e estimule seu filho a expressar emoções (alegria, raiva, tristeza…). Cores – O vermelho em excesso pode ser sinal de que a criança está sofrendo ou vendo muitas cenas de violência. Já o preto pode ser depressão. Como agir: Perceba se ele está contrariado por alguma situação e converse com ele.

Postagens relacionadas: