Como regular o braço do violão?

Índice

Como regular o braço do violão?

Como regular o braço do violão?

Você também pode saber se o braço do seu instrumento está empenado fazendo um procedimento mais técnico. Para isso, use uma régua e a apoie nos trastes com a intenção de detectar alguma diferença na distância entre o traste e as cordas. Faça isso ao longo do de todo braço do instrumento.

Como tirar a tensão do braço do violão?

Para regular o tensor do violão, basta localizar o parafuso de regulagem, que fica localizado perto da boca, por dentro, junto à base do braço (veja a foto abaixo).

O que é tensor no braço do violão?

O tensor nada mais é que uma haste metálica instalada dentro do braço do violão ocupando desde a junção com o corpo do instrumento até o Headstock. Para regular o tensor do violão, basta localizar o parafuso de regulagem, mostrado na página 5 e que fica localizado perto da “boca” e na base da escala do braço.

Como saber se o braço do violão está torto?

A primeira coisa a se fazer é colocar o instrumento na altura dos olhos e ver se o braço apresenta alguma curvatura. Deixe o instrumento virado para cima, como se estivesse mirando com ele. Nesse posição você tem a visão desde a ponte ou cavalete até a cabeça/mão do instrumento.

Como saber se a guitarra está desregulada?

Se lixar [com lixa de unha] um pouquinho o traste desregulado, provavelmente o problema será resolvido. Para descobrir qual peça apresenta problema, você deve pressionar o primeiro e último traste e observar qual deles está mais juntinho da corda.

Como saber qual a tensão das cordas do violão?

As cordas de tensão baixa possuem destaque para os graves, tendo, no entanto, um som menos potente. Enquanto isso, as cordas de tensão média proporcionam um som mais encorpado, com destaque para médios-agudos e médios-graves. Já as cordas com tensão alta têm destaque para os agudos, com um timbre mais brilhante.

O que é regulagem do violão?

Regulagem é um procedimento feito para, garantir a melhor tocabilidade e afinação de um instrumento musical e todos os instrumentos musicais, precisam de ajustes rotineiros. Seja um instrumento novo ou não, com o tempo ele acaba necessitando de cuidados. Vale ressaltar, os problemas que a regulagem ajuda a evitar.

Postagens relacionadas: