Qual a função de um disjuntor motor?

Índice

Qual a função de um disjuntor motor?

Qual a função de um disjuntor motor?

O disjuntor-motor permite o arranque de motores a tensão plena, proteção contra sobrecargas e curto-circuitos, não necessitando de fusíveis ou interruptores adicionais. Os relés térmicos, quando acoplados, protegem contra a falta de fase e sobrecargas.

O que é e para que serve um disjuntor?

Basicamente, o disjuntor monitora e controla a corrente elétrica, interrompendo imediatamente sua circulação em caso de picos que ultrapassem o considerado adequado. Quando ocorre um pico de energia, o disjuntor desarmará, desligando toda a energia elétrica do circuito que está ligado a ele.

Como dimensionar um disjuntor motor elétrico?

A primeira informação para dimensionar um disjuntor motor é a corrente nominal (In) do motor elétrico que o disjuntor motor vai proteger. Este valor da corrente é encontrado na placa de identificação do motor. A segunda informação, também encontrada na placa de identificação do motor, é o fator de serviço.

Qual o mecanismo diferencial do disjuntor motor?

Em alguns modelos de disjuntor motor, junto ao disparador térmico também existe um mecanismo diferencial com sensibilidade à falta de fase. Ele é responsável por identificar e seccionar o disjuntor quando a tensão elétrica em qualquer uma das fases é nula ou baixa o suficiente para causar algum problema ao funcionamento do motor.

Qual a empregabilidade de um disjuntor motor?

Em muitos projetos de comandos elétricos observamos a empregabilidade de um disjuntor a qual chamamos de Disjuntor motor, mas e ai você sabe o que esse faz e quem ele é?

Qual a função do disjuntor elétrico?

O disjuntor tem a função de proteger a fiação do fornecimento elétrico. Os dispositivos de alta potência, como aparelhos de ar condicionado e fornos são melhor instalados por eletricistas profissionais. Confira a voltagem nominal do dispositivo. A amperagem extraída depende da voltagem do circuito elétrico.

Postagens relacionadas: