Como interpretar o ROA de uma empresa?
Como interpretar o ROA de uma empresa?
Interpretando o indicador Quanto mais alto for o ROA, mais eficiente é a companhia. Isso porque ela é capaz de gerar mais lucros com ativos menores. Se uma empresa apresenta um ROA baixo, pode significar que seus investimentos foram direcionados para projetos pouco rentáveis.
O que é o ROA?
O ROA (Retorno sobre o Ativo) é um índice de rentabilidade que tem como objetivo medir os lucros da empresa com base nos ativos. Ele é capaz não só de dar uma visão concreta sobre os ativos, mas também sobre o poder de retorno que eles têm.
O que significa um ROA negativo?
Erros de gestão ou crises econômicas podem fazer com que a empresa passe um grande período sem apresentar lucros, tendo que apelar para o patrimônio líquido e os ativos para cobrir as contas e manter as portas abertas. Assim, estaremos lidando com um ROA negativo, já que não há rendimentos no mês.
O que é ROE e ROA?
Além do ROI, o ROA (Retorno Adicional Sobre o Investimento) e o ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido), também são indicadores financeiros expressos em forma percentual (%) que servem para analisar o retorno de um investimento de diversas formas.