Como ler o balanço de uma empresa?
Índice
Como ler o balanço de uma empresa?
No relatório em seu lado esquerdo ficam os Ativos da empresa e do lado direito os Passivos e o Patrimônio Líquido. A sua situação é sempre de equilíbrio, onde os Ativos são iguais ao montante de Passivos. Os valores são agrupados em contas para facilitar a análise e a sua ordem é determinada pela situação de liquidez.
O que é e como analisar um balanço patrimonial?
Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.
Como fazer uma análise de um balanço patrimonial?
Dessa forma, se o patrimônio líquido (PL) pode ser melhor explicado e compreendido através da equação: “PL = Ativos – Passivos”, o balanço patrimonial pode ser melhor compreendido como uma variação dessa equação que afirma o mesmo da seguinte forma: “Ativos = Passivos +PL”.
Como analisar um balancete de uma empresa?
Para realizar a análise do balancete, é fundamental entender tanto sua estrutura quanto o que cada linha do documento informa. Em suma, é possível apresentar os saldos iniciais da conta com seus respectivos movimentos (que podem ser débitos ou créditos).
O que é faturamento no balanço patrimonial?
Faturamento líquido das atividades: é o resultado obtido depois que a receita total é reduzida por tributos e possíveis deduções. (-) Custos: as despesas necessárias aos serviços prestados e vendas feitas, como a compra de mercadoria e o gasto com materiais.
Como analisar um balanço o que olhar?
Para que serve um Balanço Patrimonial
- Conhecer todos os bens, direitos e obrigações em determinado período;
- Entender a origem dos recursos e planejar investimentos;
- Observar a evolução patrimonial para melhor direcionar ações a longo prazo;
- Permitir que o seu cliente faça o pagamento de dividendos aos sócios da empresa;
Como é que se analisa um balancete?
No balancete de verificação são demonstrados todos os valores de patrimônio e de resultado, bem como as movimentações (de crédito e débito) e o saldo final. Através do balancete é possível analisar se houve gastos excessivos, desnecessários ou ainda se ocorreu alguma falha de gestão financeira.