Como resolver rachaduras estruturais?
Como resolver rachaduras estruturais?
Para rachaduras dinâmicas/ativas, decorrente das falhas na construção, Rejane indica as seguintes providências:
- Abrir a trinca/fenda em formato V;
- Preencher o vão com um vedante acrílico;
- Dependendo da espessura, aplicar uma tela de poliéster sobre a trinca/rachadura;
- Aplicar o reboco e massa corrida.
Como consertar trinca em viga de concreto?
Recuperando estruturas de concreto armado Muitas trincas e fissuras são fáceis de serem reparadas: basta preencher suas aberturas com selantes acrílicos e fazer o acabamento em seguida. No entanto, existem casos avançados que podem até expor a armadura da estrutura, por isso demandam um pouco mais de trabalho.
Como resolver trincas no concreto?
Para trincas que já se encontram estabilizadas, o tratamento consiste no preenchimento das cavidades com material rígido. O material mais utilizado para este tipo de situação é a argamassa estrutural polimérica ou resina epóxi injetável.
Qual a diferença entre trinca e rachadura?
A trinca, que vem na sequência, ocorre quando esta abertura aumenta (entre 1 e 3 mm) a ponto de dividir a estrutura, como as paredes, em duas partes distintas. Já as rachaduras são caracterizadas por aberturas (acima de 3 mm) através das quais podem passar o vento e a água das chuvas, por exemplo.
Quais são as trincas?
As trincas são aberturas mais acentuadas e profundas, de 0,5 a 1,5 mm. Podem ser visualizadas a olho nu e são bem mais perigosas que as fissuras pois já ocorreu a ruptura do elemento estrutural e podem afetar a segurança da peça. As rachaduras são fendas com abertura superior a 1,5 mm, profundas e bem destacadas.
Por que as trincas podem comprometer a estrutura do imóvel?
Se não tratadas, as trincas, fissuras e rachaduras podem comprometer a estrutura do imóvel, com riscos até de desabamentos parciais ou colapso da construção, em casos mais graves.
Quais são as trincas de flexão?
Essas fissuras geralmente apresentam aberturas bastante reduzidas e se desenvolvem geralmente no meio da viga, conforme a figura abaixo. As trincas de flexão são verticais no meio do vão e apresentam aberturas maiores em direção à face inferior da viga onde estão as fibras mais tracionadas.