Como representar uma dízima periódica?

Índice

Como representar uma dízima periódica?

Como representar uma dízima periódica?

Uma dízima periódica pode ser representada na forma de uma fração. Quando dividimos o numerador de uma fração pelo denominador, encontramos a representação decimal do número, se essa representação decimal for uma dízima periódica, a fração é conhecida como fração geratriz da dízima.

O que são dízimas periódicas de exemplos?

Dízimas periódicas são números decimais em que, a partir de alguma casa decimal, um algarismo ou grupo de algarismos passa a se repetir infinitamente. Por exemplo: 0,33333… ... Lembrando que frações são divisões entre números inteiros com o denominador diferente de zero.

O que é uma dízima periódica composta?

Na dízima periódica composta, pode haver uma parte inteira e há um ou mais algarismos entre a vírgula e o período, que não entram na composição do período. Esse conjunto de algarismos que aparecem na parte decimal sem participar do período é chamado de anteperíodo.

Como fazer uma dízima periódica simples?

Se o número for uma dízima simples, devemos colocar no numerador um número formado pelos algarismos inteiros e o período, menos os algarismos inteiros, sem a vírgula. Já no denominador, colocamos um número formado por "noves". A quantidade de "noves" dependerá de quantos algarismos formam o período da dízima.

Como multiplicar uma dízima periódica?

Dízimas periódicas compostas Encontrar a fração geratriz da dízima 0,04777777... Multiplicamos os dois membros dessa igualdade por 100 para obter outro número na forma decimal com o mesmo período. Multiplicamos os dois membros da equação (I) por 1000 para obter outro número na forma decimal com o mesmo período.

O que é uma não dízima periódica?

b) Dízimas não periódicas pertencem ao conjunto dos números irracionais. Números irracionais são números decimais infinitos e não periódicos, o que podemos concluir que não há um período.

Como se encontra a fração geratriz de uma dízima periódica simples?

Para encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica, podemos também utilizar um método prático. Quando a dízima for simples, o numerador será igual a parte inteira com o período menos a parte inteira, e no denominador, a quantidades de "noves" igual ao número de algarismo do período.

Postagens relacionadas: