Quais os pares ordenados no plano cartesiano?

Índice

Quais os pares ordenados no plano cartesiano?

Quais os pares ordenados no plano cartesiano?

Um par ordenado é formado pelos valores de x e y agrupados, os quais determinam pontos no plano cartesiano. A coordenada (x, y) indica que os valores de x estão atribuídos à abscissa (eixo x) e os valores de y à ordenada (eixo y).

Como representar par ordenado?

Representação gráfica de pares ordenados Para representar um par ordenado no gráfico, começamos na origem. Em seguida, movemos para a direita (positivo) ou para a esquerda (negativo) para representar a coordenada x. Então, movemos para cima (positivo) ou para baixo (negativo) para representar a coordenada y.

Quando temos pares ordenados iguais?

1) De um modo geral, sendo x e y dois números racionais quaisquer, temos: . Exemplos: 2) Dois pares ordenados (x, y) e (r, s) são iguais somente se x = r e y = s.

Quais as propriedades do plano cartesiano?

O plano cartesiano possui algumas propriedades interessantes que podem auxiliar você a desvendar a posição de um ponto mais facilmente. Pontos mais à direita possuem uma coordenada x maior que os pontos mais à esquerda.

Quais são as coordenadas cartesianas?

Os números representados por um par ordenado recebem o nome de coordenadas cartesianas. Confira o exemplo: A (4, 8) - os números 4 e 8 são as coordenadas para o Ponto A. B (2, -6) - os números 2 e -6 são as coordenadas para o Ponto B. C (-1, 2) - os números -1 e 2 são as coordenadas para o Ponto C.

Qual a origem do nome cartesiano?

Como ele associava a geometria à álgebra, esta foi a forma que encontrou para representar graficamente expressões algébricas. Inclusive, o nome “cartesiano” é uma homenagem ao mentor do sistema, pois se origina da palavra “Cartesius”, que é o nome Descartes, em latim.

Como é feita a representação de pontos neste plano?

A representação de pontos neste plano é feita através de pares ordenados, onde o primeiro número se refere à abscissa e o segundo à ordenada, ou seja, pares ordenados (x, y). Assim, um determinado par ordenado (x, y) estará associado a um determinado ponto do plano, cuja abscissa é “x” e ordenada é “y”.

Postagens relacionadas: