O que causa a falta de selênio no organismo?

Índice

O que causa a falta de selênio no organismo?

O que causa a falta de selênio no organismo?

A deficiência de selênio pode levar à chamada Doença de Keshan, caracterizada por alterações no músculo do coração. O mineral também preserva a integridade dos ossos e articulações.

Quais os alimentos ricos em selênio?

O mineral ajuda o organismo a funcionar a todo vapor. Tiramos uma média de suas grandes fontes. Adivinhe quem está na primeira posição...

  1. 1/11 Castanha-do-pará ()
  2. 2/11 Farinha de trigo ()
  3. 3/11 Pão francês ()
  4. 4/11 Frango ()
  5. 5/11 Arroz ()
  6. 6/11 Gema de ovo ()
  7. 7/11 Carne bovina ()
  8. 8/11 Clara de ovo ()

Qual castanha tem mais selênio?

Quantidade de selênio nas castanhas-do-brasil varia de acordo com região. Pequena no tamanho, mas grande em benefícios, a castanha-do-brasil é mundialmente reconhecida como a maior fonte natural de selênio (Se).

Onde encontrar o selênio?

As principais fontes alimentares de selênio são os produtos de origem animal (peixes, carnes de boi, frango, queijos, leite desnatado e ovos), que possuem teores de selênio entre 2,0 a 54,3 µg/100gramas) Dos alimentos de origem vegetal, destacam-se as castanhas-do-pará (38 a 49 µg/100gramas), a castanha-de-caju (7,0 a ...

Quais os sintomas da falta de selênio no organismo?

Seus sintomas, proporcionais à gravidade e tempo com deficiência, incluem:

  • Exaustão;
  • Cansaço mental;
  • Hipotireoidismo;
  • Infertilidade masculina;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Asma e alergias;
  • Doença de Keshan.

Qual a importância do selênio para o corpo humano?

O selênio é um poderoso antioxidante que ajuda a reduzir a quantidade de radicais livres no organismo. Esses radicais livres são formados naturalmente durante o metabolismo corporal, mas podem causar danos como inflamação, alterações no funcionamento das células e envelhecimento.

Qual os benefícios do Selênio?

Selênio: o que é, para que serve e quando fazer suplementação

  1. Atuar como antioxidante. ...
  2. Prevenir câncer. ...
  3. Prevenir doenças cardiovasculares. ...
  4. Melhorar o funcionamento da tireoide. ...
  5. Fortalecer o sistema imunológico. ...
  6. Ajudar na perda de peso. ...
  7. Prevenir o alzheimer.

Quais os alimentos que contêm zinco e selênio?

Veja 10 alimentos ricos em zinco que você deve acrescentar na sua alimentação

  • Chocolate amargo. Para os apaixonados por doce, uma boa notícia: também dá para investir em uma guloseima para adquirir mais zinco. ...
  • Sementes de linhaça. ...
  • Ostras. ...
  • Camarão. ...
  • Gema de ovo. ...
  • Leite integral. ...
  • Amendoim. ...
  • Castanha de caju.

Tem selênio na castanha de caju?

Mantém a saúde da pele, do cabelo e das unhas, pois contém cobre, selênio, zinco e vitamina E, nutrientes que são essenciais para proteger a pele.

Qual o melhor selênio?

O melhor Selênio quelado O Selênio Quelado da Vitavale vem com 144 comprimidos no frasco. A recomendação é que você consuma uma cápsula por dia junto com a refeição principal. A dose desse suplemento contém 34 mcg de selênio quelado.

Como evitar o excesso de selênio no organismo?

O excesso de selênio no organismo pode causar problemas graves como falta de ar, febre, náuseas e mau funcionamento de órgãos como fígado, rins e coração. Quantidades muito elevadas podem inclusive levar à morte, e por isso sua suplementação só deve ser feita segundo orientação do médico ou do nutricionista.

Como o selênio protege o corpo?

O selênio também possui funções que protegem o sistema circulatório. O seu efeito anticoagulante protege o corpo contra perigosos coágulos e contribui para evitar problemas cardíacos como arritmia, entupimento das veias e artérias do coração. O selênio também faz o controle do colesterol ruim do corpo e reduz a densidade do sangue.

Qual a função do selênio no organismo?

Selênio tem uma função similar à vitamina E: é um ótimo antioxidante que impede a formação de radicais livres. Ao ingerir o selênio, é recomendável também a ingestão de alimentos com alto teor de vitaminas A, C e D em conjunto, pois estas vitaminas melhoram a absorção de selênio pelo organismo.

Quem pode prescrever suplementos de selênio?

Nestes casos, o médico ou o nutricionista pode prescrever o uso de suplementos de selênio. O excesso de selênio no organismo pode causar problemas graves como falta de ar, febre, náuseas e mau funcionamento de órgãos como fígado, rins e coração.

Postagens relacionadas: