Qual a cetona mais comum?

Índice

Qual a cetona mais comum?

Qual a cetona mais comum?

A propanona, mais conhecida como acetona, é a principal cetona de uso comercial, pois além de ser usada como removedora de esmaltes de unhas, ela também é muito utilizada como solvente de tintas, vernizes, esmaltes, bem como na extração de óleos de sementes vegetais.

Quais são cetonas?

As cetonas (função cetona) são compostos que apresentam o grupamento carbonila (C=O) no meio da cadeia, ou seja, em um carbono secundário. ... Cetonas também podem ser usadas para extrair cocaína das folhas de coca, o que torna seu uso restrito e fiscalizado por órgãos da polícia federal.

Qual função pertence a cetona?

Cetonas são compostos orgânicos que pertencem ao grupo de funções oxigenadas. Na sua composição consta carbono numa ligação dupla com oxigênio, o que recebe o nome de carbonila.

Qual a função da cetona?

A cetona é uma função orgânica oxigenada cujas substâncias apresentam como principal característica o grupo funcional carbonila (carbono que realiza uma ligação dupla com o oxigênio) entre dois outros átomos de carbono, como podemos observar na fórmula geral abaixo:

Qual é o nome oficial de cetonas?

Entre as cetonas mais conhecidas está a acetona, solvente usado comumente para remover esmaltes de unhas. Sua estrutura é a seguinte: O ║ H 3 C ─ C ─ CH 3. No entanto, o nome oficial desse composto não é acetona. Vamos descobrir qual é o seu nome, aprendendo as regras de nomenclatura para cetonas estabelecidas pela IUPAC:

Por que a cetona é incolor?

Acetona (propanona): é um líquido inflamável, incolor, com cheiro agradável e solúvel em água. A cetona mais simples é usada como solvente (de lacas, resinas, acetileno ), na extração de óleos vegetais e na fabricação de medicamentos hipnóticos como o sulfonal (um sonífero).

Por que as cetonas são produzidas?

As cetonas também são produzidas por rotas bioquímicas. Na indústria, o método mais importante provavelmente envolve a oxidação de hidrocarbonetos, geralmente com o ar. Por exemplo, um bilhão de quilogramas de ciclohexanona são produzidos anualmente por oxidação aeróbica do ciclohexano, enquanto a acetona é preparada por oxidação do ar com cumeno.

Postagens relacionadas: