Quais os fatores que atuam no controle da germinação?

Índice

Quais os fatores que atuam no controle da germinação?

Quais os fatores que atuam no controle da germinação?

Dentre os principais fatores que afetam a germinação pode-se citar: a luz, a temperaturas disponibilidade de água e o oxigênio.

Como é a germinação de um pé de feijão?

Em ambiente natural, uma semente de feijão leva aproximadamente 3 (três) dias para germinar (SENA et al., 2016), mas é comum que já no primeiro dia após a plantação e a irrigação, com o ambiente em condições favoráveis, ocorra a germinação (OLIVEIRA et al., 2018).

Quais são os 3 principais fatores indispensáveis à germinação?

A germinação é o processo de crescimento de uma planta a partir da semente, que se encontra em estado de latência até que encontre condições ambientais adequadas para germinar. Dentre os principais fatores que afetam a germinação, podemos citar a temperatura, a disponibilidade de água, oxigênio e luz.

Quais fatores influenciam a dormência de sementes?

Muitos são os fatores que causam a dormência como a ação do tegumento, imaturidade do embrião e inibidores químicos. Já a quebra da dormência e conseqüentemente a germinação, podem ocorrer devido à ação da luz, temperaturas, disponibilidade de água e oxigênio entre outros.

O que é o processo de germinação?

A germinação é o processo de retomada do crescimento ativo do eixo embrionário. Consiste da sequência ordenada de atividades metabólicas, que inicia com a embebição das sementes, estabelece a retomada do desenvolvimento do embrião até a formação de uma plântula normal, depende de umidade, temperatura e oxigênio.

Como nasce um pé de feijão?

Comece forrando a base do pote com algodão úmido e coloque alguns grãos de feijão por cima. Deixe em local iluminado, mas sem luz direta do sol, e espere de dois a três dias, sempre colocando água aos poucos. O grão vai começar a ficar enrugado e, em seguida, vai germinar.

Qual é o processo de germinação?

A germinação é o processo de crescimento de uma planta a partir da semente, que se encontra em estado de latência até que encontre condições ambientais ...

Qual o fator determinante para a germinação?

A disponibilidade de água é o fator determinante para o início da germinação já que a intensificação da atividade metabólica é ativada pela entrada de água na semente. Entretanto, o excesso de água impede a germinação pois impede a entrada de oxigênio nas células.

Qual a fase de germinação da semente?

A fase de crescimento compreende o processo de expansão celular e a ruptura do tegumento com a protrusão da radícula (raiz embrionária). A radícula é a primeira parte a emergir da semente. A germinação pode ser de dois tipos: epígea e hipógea. Germinação Epígea: os cotilédones se elevam acima do solo. É típica das dicotiledôneas.

Qual a quantidade necessária para iniciar a germinação?

A quantidade de água absorvida deve ser suficiente não só para iniciar a germinação, como também para garantir que o processo ocorra até o fim. Nessa fase há uma redução na captação de água. Ocorre a formação de novos tecidos e a ativação do metabolismo.

Postagens relacionadas: