Como fazer fatoração simples?

Índice

Como fazer fatoração simples?

Como fazer fatoração simples?

O ato de fatorar um número pode parecer complicado, mas com a ajuda dos números primos, é possível realizar o processo de uma maneira extremamente simples. Para isso, basta dividir o número pelo seu menor divisor primo. Na sequência, divide-se o quociente que foi obtido pelo mesmo número primo.

Como resolver fator comum?

Fatoração: Fator Comum em Evidência O polinômio x² + 2x possui forma fatorada, veja: x² + 2x .: podemos dizer que o monômio x é comum a todos os termos, então vamos colocá-lo em evidência e dividir cada termo do polinômio x² + 2x por x. Concluímos que x (x + 2) é a forma fatorada do polinômio x² + 2x.

Como resolver fatoração de expressão?

Fatorar uma expressão algébrica é escrevê-la na forma de um produto de fatores. Então, note que (lendo da esquerda para direita), a soma algébrica ka + kb foi transformada no produto k . (a + b); dizemos então que fatoramos ka + kb ou que k . (a + b) é uma forma fatorada de ka + kb.

O que é um fator comum?

A fatoração por fator comum é uma daquelas que mais aparecem nas expressões algébricas. Seu processo, como o próprio nome diz, está em se “retirar” (dizemos colocar em evidência) um número/letra que seja comum aos fatores da expressão. ... No caso de números, o fator comum será o mdc entre os coeficientes.

Como fatorar números e letras?

Fator Comum em Evidência Na prática, vamos fazer os seguintes passos: 1º) Identificar se existe algum número que divide todos os coeficientes do polinômio e letras que se repetem em todos os termos. 2º) Colocar os fatores comuns (número e letras) na frente dos parênteses (em evidência).

Como colocar fator em evidência?

Colocar um fator comum em evidência nada mais é que o destacar e colocá-lo multiplicando o quociente, entre parênteses, dos termos que o possuem divididos por este fator.

Quais são os 4 tipos de fatoração?

Então confira os links a seguir com explicações e exemplos sobre as formas de fatoração:

  • 1° caso: Fator comum.
  • 2° Caso: Agrupamento.
  • 3° Caso: Trinômio Quadrado Perfeito.
  • 4° Caso: Trinômio do tipo x² + Sx + P.
  • 5° Caso: Diferença de dois quadrados.
  • 6° Caso: Soma de dois cubos.
  • 7° Caso: Diferença de dois cubos.

O que é fatoração simples?

Fatoração é um processo utilizado na matemática que consiste em representar um número ou uma expressão como produto de fatores. Ao escrever um polinômio como a multiplicação de outros polinômios, frequentemente conseguimos simplificar a expressão.

O que é fatoração de exemplos?

Entenda a Fatoração de números e polinômios com exemplos! Fatoração é o nome do processo matemático usado para decompor um número em algarismos primos ou para simplificar expressões polinomiais. Isso é feito quando os representamos usando produtos de fatores, ou seja, multiplicações.

Quais são os exemplos de fator comum?

Exemplos de fatoração utilizando fator comum em evidência: Exemplo 1 8x³ - 2x² + 6x (fator comum: 2x) 2x (4x² - x + 3) Exemplo 2 a 6 – 4a² (fator comum: a²) a² (a 4 – 4) Exemplo 3

Como é possível fatorar uma equação?

De acordo com a regra do produto, ou x + 2 = 0 ou x – 1 = 0, portanto: Logo, as possíveis soluções da equação são - 2 e 1. Para fatorar uma equação será necessário encontrar o fator comum entre todos os fatores e coloca-lo em evidência (destaque).

Qual o fator comum na resolução de equações?

Aplicação do fator comum em evidência na resolução de uma equação produto (exemplo 9) e na resolução de uma equação incompleta do 2º grau (exemplo 10). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os casos utilizados na fatoração de expressões algébricas?

São sete os casos diferentes utilizados na fatoração de expressões algébricas. O primeiro caso é a fatoração por meio do termo em comum ou colocação de termos em evidência. Para fatorar uma expressão algébrica utilizando esse primeiro caso de fatoração, todos os monômios da expressão algébrica devem ter pelo menos algum termo em comum.

Postagens relacionadas: