O que vem a ser uma antinomia jurídica?
Índice
- O que vem a ser uma antinomia jurídica?
- Como resolver as antinomias?
- Como identificar uma antinomia?
- O que é o princípio da especialidade?
- Quais são os requisitos para que haja a antinomia das normas jurídicas?
- O que são antinomias quais os tipos de antinomias existentes qual a forma de solucionar as antinomias?
- O que é antinomia e a antinomia jurídica o que fazer nestes casos?
- O que se entende por antinomia?
- Quais são as classificações das antinomias?
- O que é antinomia imprópria?
O que vem a ser uma antinomia jurídica?
A antinomia é a presença de duas normas conflitantes, válidas e emanadas de autoridade competente, sem que se possa dizer qual delas merecerá aplicação em determinado caso concreto (lacunas de colisão).
Como resolver as antinomias?
Esses problemas podem ser solucionados através da aplicação de três critérios: hierárquico, cronológico e da especialidade. O primeiro critério solucionador de antinomias e o mais relevante é o hierárquico, pois não há o que se falar em norma jurídica inferior contrária à superior.
Como identificar uma antinomia?
Para reconhecer uma antinomia jurídica, é necessário verificar a contradição, total ou parcial, entre duas ou mais normas, ambas emanadas por autoridades competentes e no mesmo âmbito jurídico, de forma a gerar nos sujeitos e operadores de Direito uma posição "insustentável pela ausência ou inconsistência de critérios ...
O que é o princípio da especialidade?
O critério de especialidade (“Lex specialis derogat legi generali”), como presume, trata das normas especiais e das normas gerais. Havendo conflito entre essas normas, prevalece à primeira.
Quais são os requisitos para que haja a antinomia das normas jurídicas?
Antinomia ocorre com a existência de duas normas, tipificando a mesma conduta, com soluções antagônicas, onde repousem três requisitos: incompatibilidade, indecidibilidade e necessidade de decisão.
O que são antinomias quais os tipos de antinomias existentes qual a forma de solucionar as antinomias?
As antinomias aparentes são os conflitos de normas ocorridos durante o processo de interpretação e que podem ser solucionados através da aplicação dos critérios hierárquico, cronológico e da especialidade. O Direito é um sistema formado por normas jurídicas válidas em um determinado espaço de tempo e lugar.
O que é antinomia e a antinomia jurídica o que fazer nestes casos?
Sempre que estivermos diante de um conflito entre duas normas, ou entre dois princípios, ou ainda, entre uma norma e um princípio, e não existirem critérios postos no ordenamento que resolvam esses conflitos, estaremos diante de uma antinomia jurídica.
O que se entende por antinomia?
"A antinomia representa fenômeno comum que espelha o conflito entre duas normas, dois princípios, entre uma norma e um princípio geral de direito em sua aplicação prática a um caso particular. É fenômeno situado dentro da estrutura do sistema jurídico que só a terapêutica jurídica pode suprimir a contradição.
Quais são as classificações das antinomias?
4.1 Antinomia total-total – se uma das normas não puder ser aplicada em nenhuma circunstância sem conflitar com a outra em todos os seus termos. ... 4.3 Antinomia parcial-parcial – quando as duas normas tiverem um campo de aplicação que, em parte, entra em conflito com o da outra e em parte não.
O que é antinomia imprópria?
Antinomia imprópria é a que ocorrer em virtude do conteúdo material das normas. Por exemplo, o conceito de posse em direito civil é diverso daquele que lhe é dado em direito administrativo.