Como resolver equação com log?

Índice

Como resolver equação com log?

Como resolver equação com log?

A ideia principal de uma equação logarítmica é sempre ter dois logaritmos na mesma base, em ambos lados da igualdade, ou um único logaritmo em um lado da igualdade: logbx=logby ⁡ x = log b ⁡

Como tirar o log?

Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2.

Como fazer uma função logarítmica?

A função logarítmica é dada pela lei f(x) = logax, no qual "a" é a base positiva (a > 0) e sempre diferente de 1. Nesse tipo de função, o logaritmo de base "a'', ligado a determinado valor de b, tem o expoente igual a x, que é a potência da base que resulta justamente em b.

Como resolver log a B?

Chamamos de logaritmo de a na base b, representado por logab, o valor x, tal que a elevado a x seja igual a b. Por exemplo, ao escrevermo log28 (lê-se logaritmo de 8 na base 2), estamos procurando o número a que devemos elevar o 2 para que a resposta seja igual a 8. Log28 = 3, pois 2³ = 8.

Como retirar o LN da equação?

Sabendo que log 5 = 0,70, determine ln5.

  1. Resolução: ln x = 2,3 * log x → ln 5 = 2,3 * log 5 → ln 5 = 2,3 * 0,70 → ln 5 = 1,61.
  2. Exemplo 2. Sendo ln 0,02 = – 3,9, determine log 0,02.
  3. Resolução: Se ln x = 2,3 * log x, então: Exemplo 3. Dados log 2 = 0,30 e log e = 0,43, calcule o valor de x na equação ex – 8 = 0.

Como podemos trabalhar com equações logaritmicas?

Podemos ainda trabalhar com outros dois tipos de equações, aquelas em que precisamos aplicar as propriedades do logaritmo e outras em que é necessário realizar mudança de base e substituição por uma incógnita. Você pode ver mais detalhes sobre esses casos no texto “ Equação Logarítmica II ”.

Qual a relação entre logaritmos e equações exponenciais?

Usando o que você agora sabe sobre a relação entre logaritmos e equações exponenciais, quebre o logaritmo e reescreva a equação na forma exponencial, mais simples e fácil de resolver. Comparando esta equação com a definição [ y = logb (x) ], você pode concluir que: y = 4; b = 3; x = x + 5.

Como calcular a equação y?

Comparando esta equação com a definição [ y = logb (x) ], você pode concluir que: y = 2; b = 4 ; x = x 2 + 6x. Reescreva a equação para que: b y = x. 4 2 = x 2 + 6x.

Como podemos reescrever essa equação?

Note que, nesse caso, podemos reescrever essa equação como y² – y = 2, e, após encontrar as soluções, encontraremos a solução para log 2 x. Utilizamos esse terceiro tipo sempre que o logaritmo não se enquadrar no 1º ou no 2º caso. Acesse também: Equaç ões exponenciais – possuem incógnitas no expoente e bases maiores que 1

Postagens relacionadas: