Como ocorre fuga de energia elétrica?
Como ocorre fuga de energia elétrica?
Um exemplo simples de fuga de energia é quando o fio de uma geladeira – ou qualquer outro aparelho – está desencapado ou isolado de forma errada. Essa má instalação faz com que existam brechas por onde as correntes elétricas possam escapar e, como consequência, tocar nessa geladeira pode dar choque.
Como tirar fuga de corrente?
Uma ferramenta de proteção eficiente para fuga de corrente em residências e ambientes que podem parar abruptamente sem prejuízos é o Disjuntor Diferencial Residual (DR). Ao ser instalado, ele desarma quando há uma fuga de corrente, fazendo com que o fluxo de energia pare e os danos sejam evitados.
Qual a causa da fuga de corrente elétrica?
A fuga de corrente é um problema comum e que pode causar diversos danos, desde pequenos choques até acidentes graves. De acordo com o Industrial Power System Grounding Desing Handbook, cerca de 95% das falhas elétricas são provocadas por correntes de fuga, ou seja, falhas entre fase/terra,e somente 5% são ocasionadas por falhas entre fase/fase.
Quais são os riscos de uma corrente de fuga?
No entanto, os riscos mais sérios para o caso de uma corrente de fuga são os relacionados ao que chamaremos de danos. Danos aos equipamentos, danos a instalação, danos a produção e, em casos extremos, mas infelizmente comuns, danos a vidas.
Como funciona a supervisão da corrente de fuga?
Como funciona a supervisão da corrente de fuga? Basicamente, a supervisão é o trabalho de acompanhamento 24horas para evitar que pequenas falhas na instalação elétrica se tornem problemas graves. Esse trabalho é feito por um instrumento que chamamos de DSCR (Dispositivo Supervisor de Corrente Residual).
Qual a consequência da fuga de energia?
A fuga de energia é um problema considerado comum e, se não for identificado a tempo, pode gerar consequências graves e danos irreversíveis, desde a perda de aparelhos até o risco de choque, além de resultar em um aumento na conta de luz.