Como fazer jogo do 15?

Como fazer jogo do 15?
Para jogar, deve-se deslocar as peças ocupando o espaço vazio, fazendo quantos movimentos quiser sem retirá-las da caixa, colocando-as na ordem e deixando o 16° quadradinho vazio (veja a figura 2). A popularidade do jogo fez com que ele merecesse, anos mais tarde, artigos em publicações científicas.
Qual o objetivo do jogo do 15?
Trata-se de um quebra-cabeças de quinze peças, composto por uma placa oca de metal com quinze quadrados que trocam de lugar, todos gravados com números, letras ou figuras. O objetivo é arranjar as peças em ordem, da esquerda para a direita, de cima a baixo.
Como funciona o quebra-cabeça?
O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais, que são números inseridos em algumas células, de maneira a permitir uma indução ou dedução dos números em células que estejam vazias. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.
Por que esse quebra-cabeça parece difícil?
Esse quebra-cabeça só parece difícil porque envolve números, mas, na verdade, não tem a ver com matemática: mesmo quem é péssimo nessa área pode se sair bem no sudoku. Na verdade, os resultados seriam iguais se os números fossem substituídos por letras ou símbolos.
Como descobrir o número que falta em cada coluna?
Corra o dedo por cada linha e coluna, tentando descobrir se alguma delas apresenta apenas um compartimento vazio. Se você descobrir alguma, basta descobrir o número que falta e anotá-lo. Se a coluna tem os números de 1 a 7 e o 9, você saberá que 8 é o número que falta. 3
Como fazer um sorteio de quebra cabeça?
Após a realização do sorteio vocês deverão decidir a critério de vocês a ordem das jogadas. Em seguida vamos montar um quebra cabeça com operações de subtração. É preciso que vocês escrevam a operação, a resolvam, descubram o seu resultado e encaixem a parte da figura correspondente ao desenho.