Como interpretar curva de DSC?
Índice
- Como interpretar curva de DSC?
- O que é análise de DSC?
- Para que serve a análise termica?
- Que fatores influenciam a calorimetria exploratória diferencial?
- Como funciona a DSC?
- Qual o princípio das técnicas DSC é DTA?
- O que é análise termomecânica?
- O que é feito na análise termogravimétrica?
- Qual o princípio da calorimetria exploratória diferencial?
- O que é calorimetria exploratória diferencial?
Como interpretar curva de DSC?
Os eventos térmicos que geram modificações em curvas de DSC podem ser basicamente transições de primeira e de segunda ordem. As transições de primeira ordem apresentam variações de entalpia – endotérmica ou exotérmica – e dão origem à formação de picos.
O que é análise de DSC?
A técnica difundida como DSC (Differential Scanning Calorimetry), em português Calorimetria Exploratório Diferencial, pode ser definida como uma técnica que mede as temperaturas e o fluxo de calor associado com as transições dos materiais em função da temperatura e do tempo.
Para que serve a análise termica?
“Análise Térmica é um termo que abrange um grupo de técnicas nas quais uma propriedade física ou química de uma substância, ou de seus produtos de reação, é monitorada em função do tempo ou temperatura, enquanto a temperatura da amostra, sob uma atmosfera específica, é submetida a uma programação controlada.”
Que fatores influenciam a calorimetria exploratória diferencial?
Os fatores que podem influenciar o aspecto das curvas TG, pertencem a dois grandes grupos: Fatores instrumentais e fatores ligados às características da amostra. Fatores instrumentais: Razão de aquecimento do forno, atmosfera do forno, geometria do suporte de amostras e do forno.
Como funciona a DSC?
A Calorimetria de varredura diferencial (DSC) é uma técnica usada para caracterizar a estabilidade de uma proteína ou outra biomolécula diretamente em sua forma nativa. Ela faz isso por meio da medição da alteração de calor associada à desnaturação térmica da molécula quando aquecida a uma taxa constante.
Qual o princípio das técnicas DSC é DTA?
De acordo com o DIN 51 007, a Análise Térmica Diferencial (DTA) é adequada para a determinação de temperaturas características, enquanto que o Calorímetro Diferencial de Varredura (DSC), adicionalmente, permite a determinação de valores calóricos como calor de fusão ou calor de cristalização.
O que é análise termomecânica?
A análise termomecânica (TMA), marca Linseis, mede de forma fácil e rápida o deslocamento de uma amostra (crescimento, retração, movimento etc.) em função da temperatura, tempo e força aplicada.
O que é feito na análise termogravimétrica?
A análise termogravimétrica consiste em uma técnica de caracterização de materiais poliméricos que analisa as propriedades e o comportamento dos mesmos ao serem submetidos à uma determinada temperatura.
Qual o princípio da calorimetria exploratória diferencial?
A Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) pode ser definida como técnica na qual mede- se a diferença de energia (entalpias) fornecida à substância e a um material referência, em função da temperatura enquanto a substância e o material de referência são submetidos a uma programação controlada de temperatura.
O que é calorimetria exploratória diferencial?
Determina a temperatura e fluxo de calor de transições nos materiais, em função do tempo e temperatura de um forno, com sensores para posicionar dois cadinhos (amostra e referência).