Como solucionar recalque diferencial?
Índice
- Como solucionar recalque diferencial?
- Como identificar recalque diferencial?
- Como evitar o recalque?
- Qual a principal reação do recalque?
- Qual a importância da identificação e conhecimento das causas do recalque diferencial?
- Qual a melhor solução para o recalque?
- Qual o recalque diferencial mais famoso do mundo?

Como solucionar recalque diferencial?
Dentre as soluções técnicas para recalques diferenciais, destaca-se o tratamento do solo por injeção de alta pressão. A tecnologia é indicada para locais que apresentem solos pouco coesivos e de baixa resistência, onde é necessário consolidar o substrato e aumentar a capacidade de carga do solo.
Como identificar recalque diferencial?
O surgimento de rachaduras e trincas nas paredes e nas estruturas das edificações podem ser os primeiros sinais de que o recalque diferencial está acontecendo. E normalmente ele é a principal razão para tal.
Como evitar o recalque?
Entre as medidas possíveis de serem adotadas para evitar a ocorrência de recalques de fundação, pode-se listar: Execução de sondagem para verificar as características do solo sobre o qual será locada a construção. Nível do lençol freático, capacidade de suporte, tipo de solo, etc.
Qual a principal reação do recalque?
De um modo geral podemos dizer que o recalque é a resultante da interação solo – carregamento. A principal reação é a variação volumétrica ou da forma do maciço de solo que está abaixo da fundação, pela eliminação de vazios, ou seja, a expulsão da água ou do ar nos vazios.
Qual a importância da identificação e conhecimento das causas do recalque diferencial?
O presente trabalho visa mostrar a importância da identificação e conhecimento das causas de patologias tipo fissuras, trincas e rachaduras provocadas por recalque diferencial de fundação.
Qual a melhor solução para o recalque?
Deve-se fazer um estudo da fundação para saber o que está ocasionando o recalque, se o mesmo é ativo ou passivo, e a partir daí avaliar qual a melhor solução para o problema.
Qual o recalque diferencial mais famoso do mundo?
O exemplo de edificação com recalque diferencial mais famoso do mundo é a Torre de Pisa. A torre tornou-se famosa e passou a atrair turistas justamente por, logo após a sua construção (1173), começar a se inclinar para sudeste. Isso ocorreu justamente devido ao solo de fundação mal consolidado e mal construído.