Como resolver sistema com determinante?

Índice

Como resolver sistema com determinante?

Como resolver sistema com determinante?

1º passo: calcular o determinante da matriz de coeficientes. 2º passo: calcular Dx substituindo os coeficientes da primeira coluna pelos termos independentes. 3º passo: calcular Dy substituindo os coeficientes da segunda coluna pelos termos independentes. 4º passo: calcular o valor das incógnitas pela regra de Cramer.

Como determinar um sistema?

Para resolver um sistema é necessário encontrar os valores que satisfaçam simultaneamente todas as equações. Um sistema é chamado do 1º grau, quando o maior expoente das incógnitas, que integram as equações, é igual a 1 e não existe multiplicação entre essas incógnitas.

Como calcular os determinantes do sistema?

Continuando, devemos agora calcular os determinantes para encontrarmos um valor para as variáveis do sistema, que são obtidos substituindo, na matriz dos coeficientes, a coluna dos coeficientes da incógnita a ser determinada pela coluna da matriz dos termos independentes, ou seja:

Como calcular os determinantes secundários?

Assim, para saber qual a classificação correta, vamos ter de calcular os determinantes secundários. Nos determinantes secundários são utilizados os termos independentes das equações. Os termos independentes substituirão uma das incógnitas escolhidas.

Como calcular o determinante de uma matriz?

Os valores de D x, D y e D z são encontrados substituindo a coluna de interesse pelos termos independentes da matriz. Uma das maneiras de calcular o determinante de uma matriz é utilizando a regra de Sarrus: Para aplicar a regra de Cramer o determinante deve ser diferente de zero e, desta forma, apresentar uma solução única.

Qual a solução do sistema?

Solução do sistema: (x, y, z) = (1, 2, -3). Observação: para sistemas lineares com número de equações diferente do número de incógnitas, a solução pode ser determinada pelo método do escalonamento.

Postagens relacionadas: