Como resolver uma equação equivalente?
Como resolver uma equação equivalente?
Para verificarmos se duas ou mais equações são equivalentes, é preciso encontrar a solução de cada uma. Se as soluções forem idênticas, as equações serão equivalentes. As equações 2x + 3 = 5 e x + 2 = 3 são equivalentes, pois a solução de ambas é 1.
O que significa resolver uma equação?
Resolver um equação é determinar todos os valores da incógnita que a transformam numa igualdade verdadeira.
Como obter uma equação equivalente a 4?
Nessa questão, devemos obter uma equação mais simples que seja equivalente a 2x – 6 + 4x = 18. Essa equação será dada pela solução de: Para duas equações serem equivalentes, elas devem apresentar a mesma solução. Logo: Para x = 4, a solução é 4.
Como resolver uma equação?
Resolver uma equação é encontrar o valor de x que torna essa igualdade verdadeira. Dada uma equação do primeiro grau qualquer, o conjunto de números, incógnitas e operações disposto à esquerda da igualdade é conhecido como primeiro membro da equação ; e o que está à direita da igualdade é chamado de segundo membro da equação .
Qual a solução das duas equações?
As equações 2x + 3 = 5 e x + 2 = 3 são equivalentes, pois a solução de ambas é 1. As soluções das equações 10z – 15 = 5z e 5z = 20 são diferentes, logo, não são equivalentes. Nessa questão, devemos obter uma equação mais simples que seja equivalente a 2x – 6 + 4x = 18.
Qual a resolução desse tipo de equação?
Tendo em vista facilitar o processo, omitiremos a escrita da operação do lado esquerdo da igualdade, sendo equivalente então dizer que vamos “passar” o número para o outro lado, trocando o sinal (operação inversa). Saiba mais sobre a resolução desse tipo de equação acessando o nosso texto: Equação do primeiro grau com uma incógnita.