Como animar uma pessoa de luto?
Como animar uma pessoa de luto?
Se você quer ajudar um enlutado, atente-se para algumas orientações:
- É necessário, em primeiro lugar, que você deixe-o expressar sua dor, permitindo que ele demonstre a saudade de forma que puder;
- Não o impeça de chorar e não lhe exija ser mais forte;
- Seja paciente com as diferentes e inesperadas reações do enlutado;
Como ajudar um amigo a superar o luto?
Como realmente ajudar um amigo em luto
- Lembre-se: não há maneira correta de sofrer. ...
- Tente evitar clichês. ...
- Abra mão do controle. ...
- Leve um cachorrinho ou gatinho. ...
- Esteja ciente das diferenças de gênero. ...
- Seja um amigo preocupado e atento. ...
- Acima de tudo, esteja presente.
Como lidar com o luto?
Lidar com o luto, de modo geral, não é fácil. Quem já teve de consolar alguém próximo sabe que, muitas vezes, as palavras somem e um abraço apertado se torna a melhor forma de demonstrar apoio.
Como você não pode sofrer o luto?
Você não pode escolher não sofrer! O luto é uma experiência altamente dolorosa e que realmente abala qualquer estrutura. Bloquear, inibir ou adiar o seu luto não irá ajudar. Chorar, falar somente sobre o luto, limitar a sua vida a esse acontecimento por um tempo é natural e faz parte do processo de assimilação da realidade.
Como é vivido o luto?
O luto é vivido de uma forma tanto mais saudável, quanto maior for a possibilidade para o enlutado falar da perda e dos sentimentos a ela associados e quanto maior for a disponibilidade da rede de suporte para o acolhimento desses sentimentos.
Quais são os processos de luto?
Tristeza, Raiva, Revolta, Alívio, Culpa, Medo, Impotência, Ansiedade… enfim, as mais profundas emoções podem ser despertadas. O luto é um processo doloroso e é preciso fazer um verdadeiro trabalho de superação.