Quem tem risco de desenvolver a síndrome metabólica?

Índice

Quem tem risco de desenvolver a síndrome metabólica?

Quem tem risco de desenvolver a síndrome metabólica?

Alguns fatores contribuem para o seu aparecimento: os genéticos, excesso de peso (principalmente na região abdominal) e a ausência de atividade física. A síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo.

Que tipo de problema pode ocorrer em consequência da síndrome metabólica?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (www.endocrino.org.br), a síndrome metabólica é um termo utilizado para denominar um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam nas pessoas e aumentam as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, derrames e diabetes.

Qual é a melhor dieta para síndrome metabólica?

Na dieta para síndrome metabólica deve se dar preferência a cereais integrais, legumes, frutas frescas e secas, leguminosas, peixe e carnes magras, porque uma alimentação baseada nestes alimentos vai ajudar a controlar as gorduras no sangue, a pressão alta e a diabetes.

Quais são as doenças da síndrome metabólica?

A síndrome metabólica é caracterizada por uma grande circunferência abdominal (devido à gordura abdominal excessiva), hipertensão arterial, resistência aos efeitos da insulina (resistência à insulina) ou diabetes, e por níveis anormais de colesterol e outras gorduras no sangue (dislipidemia).

O que são complicações metabólicas?

A síndrome metabólica é um conjunto de doenças que, associadas, vão levar ao aumento do risco de problemas cardiovasculares. Estas doenças são a obesidade – principalmente àquela caracterizada com aumento de cintura abdominal, pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides e glicemia.

Como tratar a síndrome metabólica?

Pelo fato da Síndrome Metabólica estar associada a maior número de eventos cardiovasculares é importante o tratamento dos componentes da Síndrome. É fundamental que seja adotado um estilo de vida saudável, evitando fumo, realizando atividades físicas e perdendo peso. Em alguns casos o uso de medicação se faz fundamental.

Qual o critério para definir a síndrome metabólica?

Não existe um único critério aceito universalmente para definir a Síndrome. Os dois mais aceitos são os da Organização Mundial de Saúde (OMS) e os do National Cholesterol Education Program (NCEP) - americano. Porém o Brasil também dispõe do seu Consenso Brasileiro sobre Síndrome Metabólica, documento referendado por diversas entidades médicas.

Como evitar a alimentação para pacientes com síndrome metabólica?

Na alimentação para pacientes com síndrome metabólica é importante evitar: Doces, açúcares e refrigerante s especialmente na dieta para síndrome metabólico com resistência à insulina ou diabetes; Alimentos com adição de açúcar, sal e gordura.

Qual a alimentação adequada para a síndrome metabólica?

Na dieta para síndrome metabólica deve se dar preferência a cereais integrais, legumes, frutas frescas e secas, leguminosas, peixe e carnes magras, porque uma alimentação baseada nestes alimentos vai ajudar a controlar as gorduras no sangue, a pressão alta e a diabetes. A síndrome metabólica...

Postagens relacionadas: