Como fazer a métrica de um cordel?
Índice
- Como fazer a métrica de um cordel?
- Como são as rimas do cordel?
- Quantas estrofes tem o poema As rimas do cordel?
- O que é métrica na literatura de cordel?
- O que é métrica e rima?
- Como faço para refazer o cordel?
- Quais são os modelos possíveis de cordel?
- Quais são os versos de cordel?
- Como se familiarizar com o cordel?
Como fazer a métrica de um cordel?
O cordel é marcado pela sequência rítmica e dialetos tradicionais da cultura sertaneja. Os versos não se apoiam na regra métrica da quantidade de sílabas. A estrutura se aproxima da métrica de “Oitavas”, com estrofes de oito versos com sete sílabas para cada um. Porém a quantidade de sílabas vária quase sempre.
Como são as rimas do cordel?
Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar. Os versos 2, 4 e 6 rimam entre si).
Quantas estrofes tem o poema As rimas do cordel?
A poesia de cordel tem algumas especificidades: é feita em sextilhas (estrofes de seis versos) e as rimas acontecem nos segundo, quarto e sexto versos. Cada verso deve ter sete sílabas, às vezes permitindo oito quando a última é átona.
O que é métrica na literatura de cordel?
A métrica de um poema é definida pela quantidade de sílabas dos versos que o compõem. Escandir um verso significa medi-lo de acordo com o número de sílabas poéticas que apresenta.
O que é métrica e rima?
Um poema pode ter somente uma ou várias estrofes, que podem ser simples, quando os versos possuem a mesma medida; composta, quando os versos possuem medidas distintas, e livres, quando não há qualquer rigor métrico. A métrica é um fundamento formal do poema, podendo ou não ser rigorosa.
Como faço para refazer o cordel?
2.1 Refazendo o cordel. Retome o cordel “BRINCADEIRA DE CRIANÇA”, registrado no cartaz, e proponha à turma o desafio de montá-lo em outro cartaz e fixá-lo em alguns locais da escola. Para isso, divida a sala em seis grupos e entregue para cada um uma folha de papel craft e as palavras de uma estrofe do cordel, escritas em uma ficha de cartolina.
Quais são os modelos possíveis de cordel?
Seguem abaixo alguns dos modelos possíveis: Geralmente, o cordel é escrito em forma de sextilha, estrofes de seis versos, com versos de sete sílabas poéticas. Obrigatoriamente, o segundo, o quarto e o sexto versos devem rimar entre si.
Quais são os versos de cordel?
Na literatura de cordel geralmente usa-se os versos de sete slabas (redondilhas maiores) e os versos de dez slabas (decasslabos). Outro ex.: Vou narrar uma histria De_um pavo misterioso Que levantou vo da Grcia Com um rapaz corajoso Raptando_uma condessa Filha de_um conde_orgulhoso.
Como se familiarizar com o cordel?
Familiarizar com a grafia e o significado das palavras chave do cordel. 2.1 Refazendo o cordel. Retome o cordel “BRINCADEIRA DE CRIANÇA”, registrado no cartaz, e proponha à turma o desafio de montá-lo em outro cartaz e fixá-lo em alguns locais da escola.