Como fazer o CBR?

Índice

Como fazer o CBR?

Como fazer o CBR?

O Ensaio é dividido em 3 fases principais sendo:

  1. Compactação do corpo de prova: Os corpos de prova, comumente 5, são compactados com energia de compactação normal (12 golpes/camada) ou intermediaria (26 golpes/camada) ou modificada (55 golpes/camada) sendo 5 camadas necessárias. ...
  2. Expansão: ...
  3. Resistência à penetração:

Como calcular a expansão do CBR?

Cálculo do CBR: CBR = [(Pressão encontrada)/(Pressão padrão)]. 100. Obs: A pressão a ser utilizada será a carga obtida dividida pela área do pistão. O resultado final para o CBR determinado, será o maior dos dois valores encontrados correspondentes às penetrações de 2,5 e 5,0mm.

Como é feito o Ensaio de CBR?

O Ensaio de CBR é determinado pela relação entre a pressão necessária para penetrar um pistão cilíndrico padronizado em um corpo de prova de um determinado solo e a pressão necessária para penetrar o mesmo pistão em uma brita graduada padrão.

Qual o CBR ideal para pavimentação?

Como parâmetros de projeto, pisos e pavimentos rígidos requerem CBR > 8%, enquanto que os pavimentos flexíveis exigem valores de CBR > 12%.

Como funciona o ensaio de CBR?

Ou seja, um CBR de 15% significa dizer que determinado solo tem 15% da resistência à penetração necessária para penetrar a brita padronizada, por exemplo. Por consequência, quanto maior é o CBR, maior será a resistência do solo.

Como é feito o ensaio de granulometria?

O ensaio granulométrico é realizado por peneiras que com determinada abertura possibilitam realizar uma curva granulométrica. Os principais produtos de laboratório utilizados no ensaio granulométrico são: balança analítica de precisão, almofariz e pistilo, jogo de peneiras granulométricas e agitador de peneiras.

Postagens relacionadas: