Quais são as causas da cervicite?
Índice
- Quais são as causas da cervicite?
- Como se pega a cervicite?
- Quais são os microrganismos causadores da cervicite?
- Quais os tipos de cervicite?
- Quais os sintomas de ferida no colo do útero?
- O que causa a inflamação no colo do útero?
- Qual a causa da cervicite?
- Como tratar a cervicite?
- Por que a cervicite pode ser crônica?
- Qual o tratamento adequado para cervicite?
Quais são as causas da cervicite?
A cervicite, também denominada endocervicite, é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que causa inflamação e irritação do colo do útero. Os principais agentes etiológicos são a Chlamydia trachomatis e a Neisseria gonorrhoeae.
Como se pega a cervicite?
Normalmente a cervicite é causada por uma alergia a algum produto de uso íntimo ou por doenças, como a clamídia, gonorreia ou HPV, por exemplo. Dessa forma, a cervicite pode ser contagiosa se a doença estiver sendo causada por uma DST e se a mulher tiver contato íntimo com o parceiro sem camisinha.
Quais são os microrganismos causadores da cervicite?
Causas da cervicite
- Infecções por clamídia devido à bactéria Chlamydia trachomatis (mais comum)
- Gonorreia devido à bactéria Neisseria gonorrhoeae (a segunda causa mais comum)
- Herpes genital devido ao vírus do herpes simplex.
- Infecção pela bactéria Mycoplasma genitalium.
Quais os tipos de cervicite?
A cervicite é a inflamação do colo do útero e pode ser dividia em dois tipos:
- Crônica: sem relação com infecções, mas com trauma, produtos químicos e alergênicos como: látex de preservativos, diafragma, cremes etc.;
- Aguda: infecções frequentemente assintomáticas.
Quais os sintomas de ferida no colo do útero?
Principais sintomas
- Corrimento vaginal de cor amarelada, branco ou esverdeado;
- Cólica;
- Desconforto na região pélvica;
- Coceira;
- Ardência ao urinar;
- Sangramento vaginal após a relação sexual, em alguns casos.
O que causa a inflamação no colo do útero?
A inflamação no útero corresponde à irritação dos tecidos uterinos que acontece principalmente devido a infecção por microrganismos como Candida sp., Chlamydia sp. ou Neisseria gonorrhoeae, mas também pode ser devido a alergia a produtos, alteração do pH por falta ou excesso de higiene ou ferimentos na região.
Qual a causa da cervicite?
Existem dois tipos de cervicite: a infecciosa (também conhecida como “aguda”) e a não infecciosa (chamada de “crônica”). As variações infecciosas ou não da cervicite têm diversas causas possíveis, exigindo métodos de tratamento distintos. [4] A infecciosa é quase sempre causada por um vírus.
Como tratar a cervicite?
A cervicite é uma inflamação localizada no colo do útero geralmente causada por alergias ou doenças sexualmente transmissíveis. Às vezes, a cervicite é assintomática, mas pode causar sangramento ou corrimento vaginal, aumento da frequência urinária e dor durante a relação sexual. Para tratar a cervicite, é necessário combater sua causa.
Por que a cervicite pode ser crônica?
A cervicite causada por uma doença sexualmente transmissível pode causar infecção uterina ou doença inflamatória pélvica. Mesmo com o tratamento, ela pode se tornar crônica em determinadas ocasiões. Em caso de gravidez, a infecção pode causar parto prematuro.
Qual o tratamento adequado para cervicite?
Caso não haja o tratamento adequado dessa doença, a mulher pode desenvolver enfermidades mais sérias, como infertilidade, doença inflamatória pélvica e aumento da possibilidade da gravidez ectópica O tratamento da cervicite é realizado com o uso de antibióticos específicos contra as bactérias causadoras da infecção.