Como identificar a curva de um disjuntor?
Como identificar a curva de um disjuntor?
O que são as curvas dos disjuntores e para que servem?
- CURVA B. Possui curva de ruptura entre 3 a 5 vezes o valor de corrente nominal. ...
- CURVA C. Possui curva de ruptura entre 5 a 10 vezes o valor de corrente nominal. ...
- CURVA D. Possui curva de ruptura entre 10 a 20 vezes o valor de corrente nominal.
Como saber o tipo do disjuntor?
Como escolher o disjuntor ideal
- 1 – Número de polos: Cada região do país possui um sistema de distribuição de energia.
- 2 – Corrente nominal: A corrente transportada pelos condutores depende da potência dos equipamentos alimentados pelo circuito elétrico.
- 3 – Tipo de curva: Existem disjuntores de curva B, C e D.
Qual a curva do disjuntor para motor?
Curva C: ... Os disjuntores de curva C são usado onde se espera uma curto circuito de intensidade média e onde a demanda de corrente para partida de equipamentos é mediana, normalmente cargas indutivas, como motores, sistemas de comando e controle, circuitos de iluminação em geral e ligação de bobinas.
Como os disjuntores de curva D são usados?
Os disjuntores de curva D são usado onde se espera uma curto circuito de intensidade alta e onde a corrente de partida é muito acentuada, sendo muito utilizados em grande motores e grandes transformadores.
Como dimensionar um disjuntor?
Dimensionar um disjuntor e dimensiona-lo corretamente é muito mais delicado do que simplesmente saber qual a corrente do equipamento, circuito ou instalação ao qual se quer proteger, tem que saber exatamente qual tipo de carga será instalada.
Qual a norma que regulamenta as curvas dos disjuntores?
A norma que regulamenta as curvas características dos disjuntores é a norma ABNT NBR NM 60898, os disjuntores para proteção de sobrecorrentes, os utilizados em instalações domésticas por exemplo, possuem basicamente três tipos de curvas. A curva do Tipo B. A curva do Tipo C. A Curva do Tipo D.
Qual a função do disjuntor elétrico?
O disjuntor tem a função de proteger a fiação do fornecimento elétrico. Os dispositivos de alta potência, como aparelhos de ar condicionado e fornos são melhor instalados por eletricistas profissionais. Confira a voltagem nominal do dispositivo. A amperagem extraída depende da voltagem do circuito elétrico.