Qual a diferença do DPS classe 1 e 2?

Índice

Qual a diferença do DPS classe 1 e 2?

Qual a diferença do DPS classe 1 e 2?

Ele pode ser instalado sozinho ou em cascata com um DPS Classe I ou com outro DPS Classe II, Repare que em nenhum momento foi dito que a diferença é o valor da corrente de impulso que ele conduz. Um DPS Classe 1 de 40kA tem um objetivo diferente de proteção que um DPS Classe II com os mesmos 40kA.

Qual a classe do DPS?

A Norma ABNT 5410/2004 classifica os DPS, em três níveis de proteção: Classe I, Classe II e Classe III.

Quantos tipos de DPS existem?

Os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) são classificados em tipos I, II e III, em função do conceito de Zonas de Proteção contra Raios (ZPR). Cada tipo de DPS tem uma finalidade especifica e deve ser instalado no local correto, para que ele cumpra as suas finalidades.

O que é um DPS Classe 2?

O OVR tipo 2 foi projetado para proteger instalações elétricas e equipamentos sensíveis contra surtos indiretos, garantindo baixo nível de proteção (Up). Caracteriza-se por sua capacidade de descarregar em segurança, uma forma de onda de 8/20 µs.

O que é DPS tipo 1?

1 – Dispositivo de Proteção contra Surto Tipo 1 Ele protege instalações elétricas contra raios diretos e é capaz de descarregar a corrente de retorno do raio espalhando-se do condutor de terra para os condutores da rede. O DPS tipo 1 é caracterizado por uma onda de corrente de 10/350 µs.

Quais as informações mínimas para a especificação é um DPS?

Para especificarmos um Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) precisamos determinar o seu tipo, a sua tensão nominal e a sua corrente de impulso, para um DPS tipo I, ou corrente nominal de descarga para os DPS tipo II.

Quando usar DPS Classe 1?

Classe I: os DPS Classe I permitem eliminar os efeitos diretos causados pelas descargas atmosféricas. O DPS Classe I é instalado obrigatoriamente quando a edificação está protegida por um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), conhecido como para-raio.

Onde o DPS deve ser instalado?

O DPS deve ser instalado junto ao padrão de entrada da unidade consumidora (caixa de medição) acompanhado de um adequado aterramento com vistas a desviar eventuais defeitos transitórios á terra.

Qual é a classe II do DPS?

O DPS classe II é o mais utilizado em residências e pequenos imóveis comerciais, trabalhando como complemento ao modelos classe I, ou ainda na prevenção contra sobretensões de manobra. Demonstração da terceira classe do DPS.

Quais são as classes do DPS?

DPS: Classes e Funcionamento Antes de iniciar a instalação do DPS, devemos entender quais são as suas classes e aplicações. Existem três classes de dispositivos de proteção contra surto, que são: classe I, classe II e classe III.

Como funciona o DPS?

O DPS ainda é um dispositivo que nem todos os eletricistas estão familiarizados, e por não saberem muito dele a maioria das instalações não têm o DPS. E para mudar isso nós vamos explicar o seu funcionamento e as suas respectivas características, além de mostrar como fazer a instalação da maneira correta.

Qual a melhor opção para o DPS?

Quando nos referimos à dispositivos de proteção, nem sempre o menor custo é a melhor opção. Um DPS com um baixo custo pode ter uma baixa vida útil, fazendo com que esta economia incial se perca com o decorrer do tempo. Por isso, sempre indicamos que a escolha do DPS seja feita por técnico ou engenheiro eletricista.

Postagens relacionadas: