O que fazer para evitar crises de rinite alérgica?
O que fazer para evitar crises de rinite alérgica?
Como prevenir a rinite alérgica
- Evite carpetes, cortinas e tapetes;
- Lave os lençóis da sua cama em água quente;
- Prefira edredons a cobertores, uma vez que juntam menos poeira;
- Mantenha seu colchão e seu travesseiro em capas protetoras;
- Evite almofadas e bichos de pelúcia;
O que causa a rinite alérgica?
Já a rinite alérgica é uma inflamação do revestimento interno do nariz e os sintomas têm início minutos após o contato com o alérgeno (substância que provoca a alergia), na maior parte das vezes, poeira doméstica e ácaros.
Qual tipo de alergia pode provocar falta de ar?
A alergista Fátima Rodrigues Fernandes, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), conta que as principais alergias que se manifestam nessa época são a rinite — caracterizada por coriza, espirro e entupimento nasal — e a asma, marcada por falta de ar, chiado no peito e tosse seca.
Como saber se tenho rinite?
Como saber se tenho rinite? Para ter um diagnóstico preciso, é necessário ser acompanhado por um médico otorrinolaringologista ou alergologista, que solicitará o auxílio de exames específicos como testes cutâneo-alérgicos, dosagem de lgE específica, rinometria acústica, citologia de secreção nasal e prova de provocação nasal.
Quando é detectada a rinite?
A partir de 1 ano. A rinite é detectada quando a criança apresenta todos os sintomas juntos: coriza, espirro e coceira no nariz. A realização de testes alérgicos para os pequenos é controversa. Por isso, o diagnóstico costuma ser clínico. Ao contrário da gripe, ela não dá febre, nem aquela dorzinha de garganta ou mal-estar no corpo.
Por que a rinite não tem cura?
Vale lembrar que, por ser uma doença crônica, a rinite não tem cura, e, sim, controle. A rinite pode evoluir para algo mais grave? Eventualmente, pode ocasionar sinusite, quando o acúmulo de secreção nos seios da face é contaminado por algum tipo de bactéria. Também pode aumentar a incidência de otites e, em casos mais sérios, até pneumonias.
Qual é a principal causa da rinite?
Poeira. A poeira doméstica é a principal responsável pela rinite em São Paulo e em boa parte do Brasil. Esta poeira tem vários componentes, como restos de pelos de animais, descamação da pele humana e de animais e restos de insetos, bactérias, fungos e ácaros. A alergia alimentar é menos frequente e, em geral, dá outros sintomas além da rinite, ...