Como saber qual fio usar em uma instalação elétrica?

Índice

Como saber qual fio usar em uma instalação elétrica?

Como saber qual fio usar em uma instalação elétrica?

Quanto maior a bitola, maior a capacidade de corrente elétrica. Por exemplo, bitolas de 1,5 mm² são indicadas para circuitos com corrente máxima de 15,5 ampères. Fios com bitolas de 10 mm² são usados para circuitos de até 50 ampères. Já bitolas de 120 mm² suportam uma corrente de até 239 ampères.

Qual a espessura mínima de um fio?

Sendo que, a bitola (ou então a espessura) mínima de um fio deve ser de 2,5 mm² para uso geral e 1,5 mm² para circuitos de iluminação. Não há problema algum em utilizar uma seção superior, mas nunca uma inferior.

Como saber o diâmetro do fio?

Portanto, antes de comprar, é desejável saber o tamanho do fio para determinar a secção transversal. Por considerar seção do diâmetro do fio e vai descobrir mais. Para medir o diâmetro do fio ou da pinça adequado micrômetro qualquer tipo (mecânica ou electrónica).

Como usar fios e cabos elétricos?

O uso inadequado de fios e cabos pode causar desde um aumento exagerado na conta de luz até curtos-circuitos e acidentes elétricos. Fios e cabos são condutores elétricos, isto é, são utilizados para conduzir eletricidade em um circuito elétrico para ligar eletrodomésticos, lâmpadas e outros itens de eletricidade.

Qual o tipo de fio mais utilizado?

Esse tipo de fio é feito de cobre e PVC 750V – material que isola a tensão elétrica, evitando que o cabo transfira eletricidade para outros materiais. É mais utilizado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não são necessárias a flexibilidade do fio.

Postagens relacionadas: