Como descobrir a forma Fatorada de um polinômio?

Índice

Como descobrir a forma Fatorada de um polinômio?

Como descobrir a forma Fatorada de um polinômio?

Para fatorar polinômios do tipo a2 - b2 usamos o produto notável da soma pela diferença. Para fatorar, devemos calcular a raiz quadrada dos dois termos. Depois, escrever o produto da soma dos valores encontrados pela diferença desses valores.

Qual a forma geral de um polinômio?

Os polinômios podem ser de dois tipos: completo ou incompleto. Observe que os expoentes em relação à variável x seguem uma sequência decrescente, que é dada por: 5, 4, 3, 2, 1 e 0. A forma completa desse polinômio seria: 3. x5 + 0 .

Qual é a forma Fatorada?

Lembre-se: a forma fatorada do trinômio do 2o grau para f(x) = ax2 + bx + c é f(x) = a(x-x1)(x-x2), onde x1 e x2 são as raízes da equação ax2 + bx + c = 0.

Como descobrir a forma Fatorada de uma equação?

Basta descobrir os números que se encaixam nessa situação, indicando a resolução por meio de um cálculo mental. Números em que a soma é igual a 9 e o produto é igual a 20 → x = 5 e x = 4. A forma fatorada de x² – 9x + 20 = 0 é dada por (x – x') * (x – x''), na qual: (x – 5) * (x – 4). Observe outro exemplo.

Quais os tipos de fatoração de polinômios?

Os seis casos de fatoração de polinômios são os seguintes:

  • 1º caso de fatoração: fator comum em evidência.
  • 2° caso de fatoração: agrupamento.
  • 3º caso de fatoração: trinômio quadrado perfeito.
  • 4º caso de fatoração: diferença de dois quadrados.
  • 5º caso de fatoração: diferença de dois cubos.

Quais são as técnicas usadas para fatorar polinômios?

As técnicas usadas para fatorar polinômios – chamadas de casos de fatoração – baseiam-se nas propriedades da multiplicação, em especial na propriedade distributiva. Os seis casos de fatoração de polinômios são os seguintes:

Qual fator faz com que o polinômio seja igual a zero?

Queremos determinar qual fator faz com que o polinômio seja igual a zero quando substituirmos o fator por cada "x" na equação. Vamos começar usando nosso primeiro fator, 1. Vamos substituir o "1" por cada "x" na equação: Isso nos dá: 1 - 4 - 7 + 10 = 0. Já que 0 = 0 é verdadeiro, sabemos que x = 1 é uma solução. Faça um pequeno reajuste.

Como agrupar o polinômio em duas partes?

Agrupe o polinômio em duas partes. Agrupar o polinômio em duas partes nos permite abordar cada seção individualmente. Digamos que estamos trabalhando com o polinômio x 3 + 3x 2 - 6x - 18 = 0. Vamos agrupá-lo em (x 3 + 3x 2) e (- 6x - 18) Descubra o que é comum a cada parte. Olhando para (x 3 + 3x 2 ), podemos ver que x 2 é comum.

Como encontrar as raízes de um polinômio?

Me Salva! PLN10 - Polinômios - Como encontrar as raízes de um polinômio - YouTube .Continuando nossa série de aulas sobre polinômios, nesse vídeo vamos ensinar a encontrar as raízes de um polinômio. Vamos mostrar o passo a passo que você d...

Postagens relacionadas: