O que causa alcalose metabólica?
Índice
- O que causa alcalose metabólica?
- Qual os sintomas da alcalose metabólica?
- Quais os efeitos da alcalose respiratória?
- O que é a acidose e suas principais causas?
- Como saber se a acidose é metabólica ou respiratória?
- Como se trata a alcalose metabólica?
- Como reduzir o risco de desenvolver quadro de alcalose?
- Como é o tratamento da alcalose?
- Qual o tratamento para a acidose metabólica?
O que causa alcalose metabólica?
Alcalose metabólica é o aumento primário de bicarbonato (HCO3−), com ou sem aumento compensatório da pressão parcial do dióxido de carbono (Pco2); o pH pode estar elevado ou quase normal. Causas comuns incluem vômitos prolongados, hipovolemia, utilização de diurético e hipopotassemia.
Qual os sintomas da alcalose metabólica?
Os sintomas mais comuns entre eles são: irritabilidade, contração muscular e cãibras, além de formigamento das mãos e pés e ao redor dos lábios. Em alguns casos, o paciente pode não sentir nenhum sintoma, no entanto, casos mais graves podem apresentar sintomas mais severos, como, espasmos musculares dolorosos.
Quais os efeitos da alcalose respiratória?
A alcalose respiratória aguda causa tontura, confusão, parestesias periféricas e periorais, cãibras e síncope. Acredita-se que o mecanismo seja mudança do fluxo sanguíneo cerebral e pH.
O que é a acidose e suas principais causas?
Acidose é uma condição em que há um desequilíbrio nos níveis de ácido presentes no sangue. Isso pode acontecer por conta de um aumento na produção de ácidos naturais do corpo humano ou mesmo devido a problemas no pulmão que causam um acúmulo de gás carbônico na corrente sanguínea, por exemplo.
Como saber se a acidose é metabólica ou respiratória?
As pessoas com acidose metabólica frequentemente têm náuseas, vômitos e fadiga, e podem respirar mais rápido e mais profundamente que o normal. As pessoas com acidose respiratória frequentemente têm dor de cabeça e confusão, e a respiração pode parecer superficial, lenta ou ambas.
Como se trata a alcalose metabólica?
Normalmente o tratamento dessa alcalose consiste na remoção da causa, quando possível, e na reposição dos líquidos e dos eletrólitos (sódio e potássio) enquanto se trata a causa base. Todavia, quando a alcalose metabólica é muito grave, faz-se o fornecimento de ácido diluído sob forma de cloreto de amônia por via endovenosa.
Como reduzir o risco de desenvolver quadro de alcalose?
É possível reduzir o risco de desenvolver um quadro de alcalose mantendo bons hábitos de saúde, como comer de forma saudável: quanto mais nutrientes tiver em seu prato, menos a chance de ocorrer um desequilíbrio entre os ácidos e bases do seu corpo.
Como é o tratamento da alcalose?
Tratamento de Alcalose. O tratamento da alcalose varia conforme a causa do problema. A alcalose respiratória, por exemplo, em geral é tratada com a redução da velocidade da respiração. Isso pode ser melhorado, por exemplo, com o alívio de alguma dor causadora do problema.
Qual o tratamento para a acidose metabólica?
Os médicos raramente administram medicamentos alcalinos, como bicarbonato, para reverter a acidose. Na acidose metabólica, o tratamento depende principalmente da causa.