Como descobrir a geometria molecular de um composto?

Índice

Como descobrir a geometria molecular de um composto?

Como descobrir a geometria molecular de um composto?

Para realizar a determinação da geometria molecular, é preciso escrever a fórmula da molécula, descobrir qual é o átomo central e ver quantas nuvens eletrônicas existem.

Qual é a geometria da nh3?

Geometria Piramidal Por exemplo, esse é exatamente o caso da geometria molecular da amônia (NH3). Ela faz 3 ligações N-H e tem um par de elétrons não ligante. Por isso, possui 4 nuvens eletrônicas, e a geometria é piramidal.

Qual a geometria do BrF5?

Piramidal quadrada Existe quando há seis nuvens eletrônicas próximas, ao redor do átomo central, sendo que cinco delas que fazem ligações químicas e uma que não é ligante. O átomo central torna-se o centro de uma pirâmide. Exemplos são BrF5 , IF5 e TeF5.

Qual a geometria do SF6?

No caso da molécula SF6, embora suas ligações interatômicas sejam polares, visto que, a diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos nas ligações não é nula, ou seja, ∆χ ≠ 0, a molécula é apolar, pois apresenta geometria bipiramidal quadrangular, sendo todos os átomos ao redor do S idênticos.

Como determinar a geometria de uma molécula?

Assim, para que você consiga determinar a geometria de uma molécula, basta fazer o seguinte: Escreva a fórmula eletrônica de Lewis (mostrada no texto Ligação Covalente ), na qual são escritos os símbolos dos elementos químicos e os elétrons da camada de valência ao seu redor (como “pontinhos”), e determine qual é o átomo central.

Como fazer a montagem de um composto molecular?

Conhecendo as necessidades e as ferramentas, a montagem da fórmula estrutural de um composto molecular pode ser realizada a partir do seguinte passo a passo: Basta escrever um átomo à esquerda e um átomo à direita e colocar a ligação que se adéqua as necessidades de ambos. Veja alguns exemplos:

Qual o ângulo da geometria molecular?

Nesse caso, o ângulo é de 120º. Veja outros casos principais de geometria molecular: * Geometria trigonal plana ou triangular: Ocorre no caso de moléculas formadas por quatro átomos, em que o átomo central não possui elétrons desemparelhados (não ligantes).

Qual o exemplo de molécula que possui geometria angular?

A água é um exemplo de molécula que possui geometria angular porque o átomo central (oxigênio) tem dois pares de elétrons não ligantes, conforme mostrado a seguir: As moléculas em que o átomo central apresenta dois pares de elétrons desemparelhados e que possuem a geometria angular ficam com o ângulo de 109'28º.

Postagens relacionadas: