Quando deve ser realizada as recargas em um extintor?

Índice

Quando deve ser realizada as recargas em um extintor?

Quando deve ser realizada as recargas em um extintor?

Normalmente, os extintores de água ou pó químico devem ser recarregados uma vez ao ano. Já os equipamentos de gás carbônico precisam de recarga a cada seis meses.

Como avaliar um extintor?

Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.

O que deve ser observado no extintor?

É importante você checar periodicamente os extintores da sua empresa, alguns itens que devem ser observados, casco, o bico da mangueira do extintor, o manômetro, e claro, a validade da carga do extintor.

Quem pode realizar a recarga de um extintor?

A recarga de extintores somente pode ser feita por profissionais qualificados em empresas certificadas, sem qualquer alteração nas condições originais do material. A cada recarga, um anel de identificação é colocado no extintor, obedecendo a cor definida para o ano em vigor.

Quanto tempo vale um extintor de incêndio?

cinco anos A maioria dos extintores de incêndio tem a validade de cinco anos no casco e nos seus componentes (como visor, manômetro e mangueira). Com relação aos extintores para carro, a validade é de cinco anos — nesse caso, não há a necessidade da recarga após seu vencimento, pois os mesmos são descartáveis.

Como verificar o peso do extintor?

A carga nominal dos extintores é a quantidade máxima de agente extintor para qual o cilindro foi projetado, para saber o peso total do extintor, deve-se somar o agente extintor, cilindro, válvula, mangueira, esguicho, etc.

Por que a norma não se aplica aos extintores?

A norma não se aplica aos seguintes extintores: com carga de água, dotados de válvula pneumática para pressurização; dotados de válvula tipo três movimentos; com carga de CO2 dotados de rosca de ½” 14 NPT ou rosca ½” 14 NGT; e recipientes e cilindros cromados.

Qual a prioridade para a manutenção do extintor de incêndio?

Quando a inspeção técnica e a manutenção do extintor de incêndio demandar a substituição de qualquer componente, esse componente deve atender ao estabelecido, sendo que, especificamente com relação ao pó para extinção de incêndio deve atender a NBR 9695 e ao descrito no item 6.3.

Como avaliar os extintores de incêndio?

A avaliação do desempenho dos extintores de incêndio deve ser realizada de modo a verificar se os extintores atendem aos requisitos de desempenho estabelecidos nesta norma.

Como manter os extintores em dia?

Depois que o fogo toma grande proporção, os extintores são inúteis. Portanto, manter a manutenção em dia e em acordo com as normas do INMETRO é uma das ações mais importantes a serem realizadas por donos de imóveis ou responsáveis legais.

Postagens relacionadas: