Qual a importância do ambiente para o processo saúde-doença?
Índice
- Qual a importância do ambiente para o processo saúde-doença?
- Quais são as teorias sobre o processo saúde-doença?
- O que é a saúde e doença para Gestalt-terapia?
- O que é a teoria multicausal?
- Como a poluição do meio ambiente influencia no processo saúde-doença?
- Como é explicado o sintoma pela Gestalt-terapia?
- O que é a teoria da Unicausalidade?
- Qual a polaridade das ligações?
- Por que a polaridade ocorre?
- Qual a relação entre polaridade e solubilidade?
- Quando a polaridade das moléculas é visualizada?
Qual a importância do ambiente para o processo saúde-doença?
A relação entre o meio ambiente e saúde incorpora todos os elementos e fatores que afetam a saúde desde a exposição de fatores específicos como substâncias químicas, elementos biológicos ou situações que interferem no estado psicológico do indivíduo (OPS, 1990).
Quais são as teorias sobre o processo saúde-doença?
Há 2.500 anos, o médico grego Hipócrates explicava o processo saúde-doença por meio do que ele chamou de Teoria dos Miasmas, que dizia que as doenças são transmitidas pelo ar, águas e outros locais insalubres.
O que é a saúde e doença para Gestalt-terapia?
Saúde na Gestalt-Terapia Deste modo, para a GT “saúde” implica um olhar mais amplo, no sentido de que saúde seria a capacidade do indivíduo de atualizar seu contato com o mundo, não se mantendo rígido no seu modo de ser e estar. Podendo escolher de forma espontânea como realizar suas trocas.
O que é a teoria multicausal?
Assim, tendo o biológico como pano de fundo, a teoria multicausal diz que a doença é resultante de várias causas, que se ordenam dentro de três categorias: o agente, o hospedeiro (a pessoa doente), e o meio ambiente (físico, social e econômico).
Como a poluição do meio ambiente influencia no processo saúde-doença?
No topo da lista de doenças associadas ao ambiente estão acidente vascular cerebral, com 2,5 milhões de mortes em 2012, doença cardíaca isquêmica, lesões não intencionais (por exemplo, acidentes rodoviários ocasionados por deslizamentos ou enchentes), câncer, doenças respiratórias crônicas, diarreias, infecções ...
Como é explicado o sintoma pela Gestalt-terapia?
Na Gestalt-terapia (Ribeiro, 1985) o sintoma é visto como um mensageiro, desta forma, eliminá- lo é calar o mensageiro organísmico, é tirar a oportunidade de crescimento do cliente.
O que é a teoria da Unicausalidade?
[Antigo] Na medicina, referia-se à uma única causa para o aparecimento de uma doença ou epidemia. A teoria da unicausalidade foi refutada pelo avanço da ciência que afirma a existência de vários fatores que podem levar uma pessoa a desenvolver uma doença.
Qual a polaridade das ligações?
Polaridade das ligações. Ligações químicas são classificadas em polares ou apolares. Enquanto que toda ligação iônica é polar, a polaridade da ligação covalente depende dos átomos presentes na molécula.
Por que a polaridade ocorre?
A polaridade ocorre devido à formação de polos nas substâncias químicas, que são positivos e negativos de acordo com as cargas. Por isso, a capacidade de atrair elétrons faz com que compostos iônicos possuam polaridade máxima, pois tendem a formar espécies químicas carregadas eletricamente. Ligações polares e apolares
Qual a relação entre polaridade e solubilidade?
Em geral, a relação entre polaridade e solubilidade é a seguinte: soluto polar se dissolve em solvente polar e soluto apolar se dissolve em solvente apolar. A solubilidade pode ser definida como a máxima quantidade possível de um soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura.
Quando a polaridade das moléculas é visualizada?
A polaridade das moléculas pode ser visualizada quando a sua substância constituinte é submetida a um campo elétrico externo. Se as moléculas se orientarem na presença desse campo, ou seja, se uma parte for atraída pelo polo positivo e a outra parte da molécula for atraída pelo polo negativo, então, elas são polares.