Qual a composição do balanço patrimonial?
Índice
- Qual a composição do balanço patrimonial?
- O que é um ativo na contabilidade?
- Quais as contas que fazem parte do ativo circulante?
- Que contas podem figurar no grupo investimentos do Ativo Não Circulante?
- O que é balanço patrimonial e como é constituído?
- O que é um ativo e um passivo na contabilidade?
Qual a composição do balanço patrimonial?
O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa: os ativos; os passivos; o patrimônio líquido.
O que é um ativo na contabilidade?
O ativo da empresa corresponde aos bens e direitos que ela possui e que podem ser convertidos em dinheiro. É a parte positiva do balanço patrimonial e identifica onde os recursos da foram aplicados.
Quais as contas que fazem parte do ativo circulante?
Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.
Que contas podem figurar no grupo investimentos do Ativo Não Circulante?
Assim sendo, é através da lei 6.404/76, art. 179, que foi estabelecido como o Ativo Não Circulante será composto, com a sua respectiva conceituação. Segundo este dispositivo, o Ativo Não Circulante é composto por Ativo Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível.
O que é balanço patrimonial e como é constituído?
O Balanço Patrimonial é constituído por três contas principais. De um lado do balanço, fica localizado o Ativo. Do outro lado, são registrados o Passivo e o Patrimônio Líquido da empresa. O termo balanço remete ao simbolismo de uma balança com dois pratos.
O que é um ativo e um passivo na contabilidade?
Um bom controle dessa parte do seu Balanço Patrimonial é essencial para que se mantenha a saúde financeira de qualquer negócio. O equilíbrio entre o ativo (bens, direitos e contas a receber) e o passivo (dívidas, despesas e obrigações financeiras) é o que demonstra se uma empresa está rentável ou não.