O que é a regência de um verbo?

Índice

O que é a regência de um verbo?

O que é a regência de um verbo?

Regência vem do significado gramatical de reger, ou seja, de determinar a flexão de algum termo. Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado.

Qual é a regência do verbo resultar?

a) resposta: O verbo é transitivo indireto, conforme indica a abreviação “t.i.”, que introduz cada um dos sentidos.

Qual é a regência do verbo gostar na frase?

No sentido de achar bom, ter afeição, aprovar, "Gostar" é Transitivo Indireto e exige a preposição de: Gosto de maçã.

Qual a função da regência verbal?

Conforme o próprio nome já indica, a regência verbal trata da relação de subordinação entre um verbo e outro termo, sendo este o complemento e/ou a preposição.

Quais são os verbos regentes?

Os verbos são os termos regentes, enquanto os objetos (direto e indireto) e adjuntos adverbiais são os termos regidos. Para entender melhor sobre esse assunto e não errar mais, confira abaixo alguns exemplos e suas respectivas explicações: Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar).

Qual a função da regência?

Regência e uso. O conhecimento da regência correta (em acordo com a gramática normativa, ou seja, a gramática que prescreve o que deve e o que não se deve usar na língua) de cada verbo e de cada nome é função do uso. Ou seja, cada falante conhece a regência dos verbos e dos nomes que fazem parte de seu repertório usual.

Qual a diferença entre regência verbal e nominal?

Diferença entre regência verbal e nominal A regência nominal também se refere à relação de subordinação entre dois termos. No entanto, enquanto a regência verbal trata da relação entre um verbo e seu complemento, a regência nominal trata da relação entre nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios) e seus complementos.

Qual a função do verbo na oração?

O verbo, como núcleo mais importante de uma oração, comanda, por assim dizer, o modo como as outras estruturas sintáticas da frase se comportarão. Perceba, desde já, que a regência verbal situa-se no campo da Sintaxe; enquanto o verbo, o da Morfologia.

Postagens relacionadas: