Qual a lei do fiador?

Índice

Qual a lei do fiador?

Qual a lei do fiador?

A figura do fiador está na Lei do Inquilinato (Lei n° 8.245, de 1991) e sua assinatura tem que estar no acordo de locação. Do término do prazo de aluguel até a desocupação da residência, ele será o responsável por arcar com as despesas e encargos no caso de falta por parte do inquilino.

Qual o risco de ser um fiador?

Ser fiador em um contrato de aluguel envolve riscos financeiros e jurídicos, tais como ter que pagar o aluguel do locador inadimplente ou m hipóteses mais extremas ter seu próprio imóvel penhorado. ... No entanto, o fiador não poderá se aproveitar deste benefício se no contrato de fiança o tiver renunciado expressamente.

Como executar o fiador?

Em regra, o fiador só pode ser executado em caso de não pagamento pelo devedor originário – é a chamada cláusula de benefício de ordem. Nesse caso, se eventualmente o fiador for executado pela dívida, pode se livrar da execução indicando bens do devedor principal, suficientes ao pagamento do débito.

O que impede uma pessoa de ser fiador?

Se o fiador for acionado para quitar os débitos do afiançado e não tiver como pagar, o seu imóvel poderá ser penhorado. E ainda que seja o único imóvel do fiador, o chamado bem de família a penhora continuará, pois não poderá ser alegada a impenhorabilidade de bens na execução.

Quem pode ser um fiador?

Quem pode ser fiador de um imóvel alugado? Normalmente, as imobiliárias aceitam como fiadores todas as pessoas ou empresas que apresentem a documentação necessária e comprovação de renda três vezes superior ao valor do aluguel mensal e dos encargos sobre o imóvel, como IPTU e condomínio.

Qual o pré-requisito para o fiador de imóvel?

Além disso, algumas imobiliárias exigem que o imóvel esteja localizado na mesma cidade, para facilitar o processo de penhora se necessário. Outro pré-requisito exigido para o fiador é que ele tenha renda três vezes maior que o valor do aluguel, incluindo também os encargos de locação, como IPTU e taxas condominiais.

Quem é o fiador para a aquisição de um imóvel?

Da mesma maneira que um avalista, o fiador para a aquisição de um imóvel, ou mesmo um aluguel, assegura o cumprimento de diferentes obrigações financeiras. No entanto, a pessoa também assume a responsabilidade de outros deveres de contrato, não somente pelo valor total da dívida.

Quem é o fiador do aluguel?

Trata-se de alguém que seja responsável por pagar o aluguel, em caso de inadimplência do titular do contrato. O fiador, para ser aceito na negociação, deve ter uma renda três vezes maior do que o valor do aluguel, incluindo as taxas. Além disso, precisa ser proprietário de um imóvel registrado na cidade em questão.

Quem pode ser fiador?

Esse direito é conhecido como benefício de ordem, que na prática garante que o proprietário só seja responsabilizado após os bens do inquilino serem utilizados para quitar a dívida. Quem pode ser fiador? Para garantir a segurança do acordo, é exigida uma série de requisitos do abonador, a começar pela necessidade de ter um imóvel em seu nome.

Postagens relacionadas: